Escolas visitam Ibiporã e assistem ao Musical do Café

Publicado em: 11/04/2013 08:39

Aconteceu na última sexta, dia 5 de abril, no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, em Ibiporã, a primeira apresentação de 2013 do musical “Coração do Café”, espetáculo que integra a Rota do Café no Norte do Paraná e que já encantou mais de 6 mil pessoas de vários estados. O espetáculo é mantido pelo Governo Municipal de Ibiporã, e a produção é da Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com um elenco totalmente formado por atores e bailarinos da Fundação Cultural.

O espetáculo da semana passada foi solicitado pela Escola Premier, de Londrina, que trouxe alunos do 5º, 6º, 7º e 8 º anos do Ensino Fundamental para conhecerem o circuito cultural de Ibiporã, os atrativos históricos da cidade e o musical, um dos principais atrativos da Rota do Café, da qual Ibiporã faz parte desde 2009.

Também assistiram a apresentação, que foi aberta ao público, alunos dos Colégios SESI Ibiporã e Santa Marta, servidores da Prefeitura Municipal e muitos jovens que ainda não conheciam a história de amor entre o italiano Genaro e a espanhola Mercedes que se conhecem no navio Santa Luzia a caminho do Brasil, onde vieram trabalhar e tentar vida nova nas fazendas de café do Norte do Paraná.

“Gostamos muito da apresentação. O navio, a dança, o cenário.... É uma história [da colonização] que todos nós temos que conhecer”, disseram as alunas Isabella Park e Yasmin Azevedo, ambas de 11 anos, do 6º ano da Escola Premier. Lucas de Melo e Bruno Ayrton, de 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio do Colégio SESI, gostaram muito da representação das fazendas de café e das cenas em que o navio aparece zarpando da Europa rumo ao Brasil. “Uma professora nos convidou e viemos em vários alunos do colégio assistir, pois depois podemos aplicar o que vimos em sala de aula”, disse Lucas.

Antes do musical, os alunos foram recebidos por funcionários da Fundação Cultural e condutores de turismo para percorrerem os principais pontos turísticos e históricos de Ibiporã, como a antiga Estação Ferroviária (hoje Museu do Café), Igreja Matriz, Casa de Artes, Centro do Artesanato, Museu de Esculturas ao Ar livre, Museu Histórico e o Cine Teatro.

Na Matriz, Luiza Gusmão, 11 anos, se maravilhou com o porte da obra, construída nos tempos áureos do café, na década de 50. “Foi muito bom termos vindo aqui para entendermos melhor a história e para aprendermos sobre o café de que tanto falam. Nem sabíamos que tinha sido tão importante”, disse Luiza. Como vivem num ambiente urbano, a maioria dos alunos nunca viu um pé de café, segundo contaram as professoras que os acompanharam.

A professora de Português da Premier, Janaina Moraes, contou que a escola optou pelo passeio a Ibiporã pelo fato de ser “a cidade da região que melhor manteve as construções e traços da cultura cafeeira” para se mostrar aos alunos que nasceram no século XXI. Na Igreja, por exemplo, construída com muitas doações de sacas de café pelos pioneiros, o professor de Geografia do Colégio Pólo, Rodrigo da Costa, mostrou aos alunos detalhes da Matriz, de estilo neogótico.

Maria Beatriz Vieira, 11 anos, de Londrina, se impressionou com as obras que decoram a igreja, feitas pelo artista local Henrique de Aragão. “Como aula de Artes foi legal demais ter vindo aqui conhecer essas obras”, disse.