Confira o trailer do 2º DVD Book Contos e Causos

Publicado em: 22/03/2013 08:24

A administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está dando sequência à produção dos DVD books do projeto Contos e Causos - História Viva de Ibiporã, que terá um total de 10 volumes e dezenas de entrevistas marcantes com pioneiros que fizeram a história do nosso Município.

Ao final do projeto, o Município terá documentada, em vídeos, fotos e livros, uma parte extremamente importante da sua história que não estava registrada nos livros oficiais, mas guardada na memória desses homens e mulheres que construíram o que hoje é Ibiporã.

O 1º volume foi lançado em 2011 e neste ano de 2013 o cronograma foi retomado, com a programação de lançamento das nove edições restantes. O Volume 2 será lançado no próximo dia 6 abril, um sábado, a partir das 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli.

O Contos e Causos é um projeto do Governo Municipal de Ibiporã, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Cultural e o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, em parceria com a SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

PIONEIROS SÃO ARQUIVOS VIVOS

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, idealizador do projeto, o Contos e Causos foi pensado como um mecanismo de contribuição para a formação da consciência histórica dos cidadãos.

\\\'O objetivo é contribuir com a nossa história local, de forma que todos os que se depararem com os relatos, fatos, contos e causos, passem a enxergar os nossos pioneiros com maior valor, o valor de terem na memória muitas histórias. Afinal, não precisamos de um museu estático de objetos, mas sim ouvirmos e valorizarmos os nossos arquivos vivos que tanto têm a nos contar, enfatiza o secretário.

Dutra observa que todos os seres humanos e sociedades estão enraizados no passado - o de suas famílias, da comunidade, das nações ou mesmo na memória pessoal. \\\'Com este processo, a constituição das memórias estabelece importante função social, pois une  a sociedade atual às questões que contribuíram para o nosso desenvolvimento enquanto cidade, família e pessoas.

A meta é editar 10 volumes de DVD book até o final do ano, \\\'mas esse é um processo que não pode parar, pois, assim como a vida, nossa história continua\\\', finaliza Dutra.

Confira os entrevistados deste DVD Vol. 2, que será lançado dia 06/4:

Ana Chernev

Aparecida Peretti Pelisson

Aracília Martins Pelisson

Batista Semprebom

Emilia Daminelli Semprebom

Fumie Adati

Idalina Soars Sobreira

Ilda Vazze Del Fraro

Iraci Bernardo Barossi

José Borzato

José Dutra

José Justino Filgueiras Alves Pereira (Dr. Justino)

José Mártire Filho

Manoelina Paulino da Silva

Maria Aparecida Vidigal

Maria Helena Landiozo

Nerinha Ferro Ramos

Paulo Roberto Zaparolli

Raul Beloni

Walter Antônio Luchin

ASSISTA O TRAILER!

Confira o trailer do DVD Contos e Causos - Vol.2 na conta da Fundação Cultural no YouTube. POde acessá-lo também na aba Vídeos na página inicial do nosso site.

Você é o nosso convidado para a sessão nostalgia!