Alunos da Escola de Formação e Cidadania passam a ter aulas de musicalização

 

Publicado em: 19/02/2013 13:47

Whatsapp

 

Alunos da Escola de Formação e Cidadania passam a ter aulas de musicalização

Alunos conhecem os instrumentos de sopro


Alunos de 10 a 15 anos da Escola de Formação e Cidadania da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) de Ibiporã iniciaram esta semana as aulas do curso de musicalização. O objetivo do governo municipal, através da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), é reativar a banda de música da entidade através de uma nova proposta. “Anteriormente, a formação era para uma banda marcial. Agora a nossa ideia é oferecer práticas de grupo para formar uma banda com uma formação próxima a das big bands, com um repertório mais moderno”, explicou o secretário de Cultura e Turismo e diretor da FCI, Júlio Dutra.

 

Os estudantes aprenderão a tocar trompete, trombone, bombardino, tuba e saxofone. Segundo o instrutor de banda, Jonas Aguiar Batista, o curso será ofertado de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde. “Serão aulas teóricas e ensaios coletivos. Alguns já têm um conhecimento prévio, mas, para a maioria, será um trabalho de base. As expectativas são muito boas. A música ajuda a desenvolver a cognição, disciplina e concentração. A proposta é que eles ofereçam monitoria aos próprios colegas e até se profissionalizem”, afirmou Batista.

 

Uma ampla sala está sendo preparada para o curso. Os alunos também receberão aulas de percussão e oficinas de desenho, teatro e cerâmica com os professores da Fundação Cultural. “Os alunos estão entusiasmados com o retorno das aulas de música. Esperamos que dê tudo certo”, assinalou a diretora da Escola de Formação e Cidadania, Marta dos Santos Fonseca. À época da banda marcial, Renan Felipe Belarmino Souza, 13 anos, tocava bumbo. Agora quer aprender a tocar um instrumento de sopro. “Gostei do trompete. Estou animado para tocá-lo”, garantiu.

 

Caroline Vicentini/jornalista/FCI