Artesãs de Sertanópolis visitam Centro do Artesanato de Ibiporã

Publicado em: 19/02/2013 10:47

Artesãs de Sertanópolis visitam Centro do Artesanato de Ibiporã

Grupo elogiou qualidade dos produtos

Um grupo de artesãs de Sertanópolis, acompanhadas do diretor do Departamento de Cultura e Turismo do município, Gilberto Braz Almeida, visitaram na tarde desta segunda-feira (18) o Centro do Artesanato de Ibiporã. O objetivo foi conhecer a estrutura e funcionamento do espaço para viabilizá-lo na cidade vizinha também com o apoio da Prefeitura. “Atualmente, temos mais de 60 artesãs que trabalham isoladamente. Como Ibiporã já possui um trabalho consolidado neste sentido, viemos nos informar sobre a parte organizativa e burocrática para discutir com o prefeito a possibilidade da ajuda do governo municipal para estruturar um centro do artesanato”, justificou Almeida.

O grupo elogiou a estrutura da loja, que comercializa produtos originais e de qualidade confeccionados por mais de 100 artesãos da cidade. “O espaço está muito bem estruturado para tão pouco tempo de funcionamento. A loja é bem decorada, bonita, espaçosa e expõe uma variedade de produtos que encanta a qualquer um”, comentou a artesã Roseli Moreira Scaramucia.

O Centro do Artesanato foi implantado em 2009 pelo governo municipal, como alternativa de fomento à atividade e com os objetivos de estimular a geração de renda e o empreendedorismo das famílias artesãs e, consequentemente, promover o turismo local. “Como o Centro do Artesanato é um dos atrativos da Rota do Café, vemos esta parceria como um investimento. O artesanato ibiporaense tem uma identidade forte e está levando o nome do Município aos mais variados cantos do Brasil e também fora do país”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Dutra.

Também recepcionando os visitantes, a vice-prefeita Sandra Moya destacou a importância da troca de experiências com outros municípios. “Quando decidimos montar o Centro do Artesanato o contato com outros grupos foi fundamental. A visita é um reconhecimento do nosso trabalho e facilitará a organização do espaço em Sertanópolis”, argumentou a vice-prefeita.

Além da loja física, o Centro do Artesanato de Ibiporã inaugurou há alguns meses uma loja virtual (www.fcibipora.com.br/loja). Outra conquista foi ganhar pela primeira vez, no ano passado, o “Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato”. Realizada a cada três anos, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Nesta edição, o Top 100 reuniu 1.800 artesãos de todo o país. No Paraná, somente duas unidades produtivas foram premiadas, entre elas Ibiporã. Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos por dois anos.

Serviço:

O Centro do Artesanato está localizado na Rua Primeiro de Maio, esquina com a Avenida Dom Pedro II, ao lado do Cine Teatro Pe. José Zanelli. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Telefone: (43) 3178-0215.