“Caminhos da Leitura” chega a Ibiporã

Publicado em: 06/12/2012 08:54

“Caminhos da Leitura” chega a Ibiporã

Projeto funcionará no Caic

Ibiporã recebeu nesta quarta-feira (05) o projeto “Caminhos da Leitura”. Iniciativa cultural do Serviço Social da Indústria (Sesi), com patrocínio da concessionária Econorte, por meio da Lei Rouanet, e parceria com as Prefeituras Municipais, o objetivo é estimular a prática da leitura em comunidades com pouco acesso aos livros e à cultural em geral.

Com esquema itinerante, o projeto leva para duas cidades, a cada bimestre, um acervo de 500 livros, que ficam disponíveis para a leitura da comunidade durante o período. Em Ibiporã, o lançamento do projeto ocorreu para alunos e professores da Escola Municipal Prof. Alberto Spiacci (Caic) e contou com a presença da vice-prefeita Sandra Moya, do secretário de Cultura Turismo, Julio Dutra, e da direção da Econorte e Sesi-PR. Jataizinho recebeu o projeto na terça-feira (04).

Segundo a analista de cultura do Sesi-PR, Maria Schirley Figueiredo, o projeto começou em abril e sete cidades já foram contempladas (Bandeirantes, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Ibiporã e Jataizinho). No começo de 2013 Sertaneja e Sertanópolis receberão a iniciativa. Ao final do projeto, os livros e os materiais serão doados a uma entidade cultural sem fins lucrativos. “Trata-se de um acervo rico e variado, para todas as idades, que acaba complementando o material da biblioteca local”, ressaltou. De acordo com a assessora de marketing da Econorte, Cassia Romanow, “Caminhos da Leitura” já registrou 2.700 usuários. “É importante desenvolver o hábito da leitura e levar o conhecimento à população”, destacou.

Sandra Moya parabenizou a iniciativa. “A administração municipal agradece a todos os envolvidos. O nosso objetivo é ampliar cada vez esta parceria”, comentou. “Para nós é uma satisfação trazer o projeto para Ibiporã porque temos uma parceria consistente com o município”, acrescentou Maria Schirley. A diretora do Caic, Leonir Aparecida Pedi, agradeceu a indicação do Caic pelo município para receber o projeto. “Para nós é um presente. A nossa comunidade é grande e carente de leitura. Será uma excelente oportunidade de trazer os pais dos alunos para a escola”, comentou.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI