A estreia do espetáculo “Dom Quixote”, da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), ocorreu nesta quinta-feira (29) para os alunos e professores da Escola Alberto Spiacci (Caic). A iniciativa foi da diretora da Escola de Ballet, Maria Leila de Assis, que também é responsável pelo espetáculo de encerramento das atividades de dança.
Em uma hora e meia de apresentação, estudantes e professores puderam conferir o resultado de um ano de trabalho que envolveu os 110 alunos da escola. O ballet em dois atos é baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes. “A escola está numa excelente fase onde os alunos mostram toda a técnica trabalhada somada a estética da dança. Fiz questão de apresentar o espetáculo para uma escola antes da estreia para o público, pois, além de oferece algo diferente pra eles, com certeza muitas crianças que assitiram ao ballet serão alunos da nossa escola no futuro\\\", comentou.
A vice-prefeita Sandra Moya reiterou a satisfação de novamente prestigiar a estreia de um espetáculo da Escola de Ballet. “Poucas cidades no país possuem uma estrutura, recursos humanos e movimento cultural tão intenso como Ibiporã. Temos ex-alunos destacando-se em companhias nacionais e internacionais. A dança proporciona disciplina e o gosto pela arte e estética. Estou muito orgulhosa de prestigiar uma apresentação de tão alto nível”, elogiou Sandra Moya, que ajudou na implantação da Escola de Ballet, sendo a primeira professora e diretora por 10 anos.
Com mais de 20 anos de existência, a Escola de Ballet tem cumprido a sua função com maestria. “A dança tem história em Ibiporã. As aulas começaram na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, na década de 80, e foi crescendo e se integrando à vida cultural do Município. Atualmente, a dança de Ibiporã é referência nacional e mundial e motivo de orgulho para todos, pois constatamos a evolução sociocultural não apenas dos alunos, mas também das famílias que passam a vivenciar o cotidiano artístico dos seus filhos”, pontuou o diretor da FCI e secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.
“Dom Quixote” será apresentado nesta sexta-feira (30), sábado (01) e domingo (02), às 20h30, no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Devido à grande procura por parte dos pais, alunos e convidados, os ingressos para as apresentações dos dois primeiros dias já se esgotaram. Para o domingo, os ingressos estão à venda na Escola de Ballet, ao lado do Cine Teatro, ao custo de R$ 3,00. A apresentação integra as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã.
Caroline Vicentini/jornalista/FCI (com informações de Julio Dutra)