Alunos do Ceforma encantam público na apresentação de encerramento

Publicado em: 27/11/2012 09:24

Alunos do Ceforma encantam público na apresentação de encerramento

50 alunos do Ceforma participaram da apresentação

Depois dos talentos teatrais foi a vez dos talentos musicais de Ibiporã subirem ao palco. O Cine Teatro Pe. José Zanelli ficou lotado na noite desta segunda-feira (26) para a apresentação de encerramento das atividades de 2012 da Escola de Música da Fundação Cultural de Ibiporã (Ceforma). No palco, 50 alunos dos cursos de violão, guitarra, bateria, teclado e piano mostraram toda a sua técnica e virtuosismo executando desde clássicos da música erudita até pop rock nacional. A audição, que priorizou a prática de conjunto, integrou as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã. Também houve a participação especial de professores do Ceforma e músicos convidados.

Os cursos de música do Centro de Formação Musical e Artes Mário de Menezes (Ceforma) fornecem aos alunos recursos técnicos (práticos e teóricos) que são utilizados para a execução e interpretação do repertório popular em qualquer situação, como instrumentista. Percepção musical, história da música e prática de conjunto são algumas das disciplinas dos cursos.

Atualmente, 150 alunos frequentam os cursos regulares do Ceforma. “A escola de música da FCI tem uma proposta diferenciada que é a prática de conjunto, onde o aluno além de aprender o instrumento, também aprende a tocar em grupo. Com isso, desperta em cada um a “vontade” de prosseguir com a música pelas suas possibilidades, seja em duplas, trios e até mesmo o conceito de bandas. Assim como outras atividades da Fundação, o Ceforma tem descoberto e despertado muitos talentos”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo e diretor presidente da FCI, Júlio Dutra. O prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância dos investimentos municipais na formação artística de crianças e jovens. “O poder público investe e continuará investindo no apoio a estes talentos que tanto engrandecem o Município”, assegurou o prefeito. A vice-prefeita Sandra Moya elogiou a qualidade das apresentações. “Fico feliz de nos encontrarmos para este momento tão bonito, preparado com carinho pelos professores e com a presença de pais e amigos que certamente sentem orgulho deste momento ímpar e que ficará marcado na vida de todos eles”, comentou.

A direção musical do espetáculo foi dos professores Alexandre Reis (bateria), Marco Tureta e Domingos Santos (violão e guitarra) e Janne Machado (piano e teclado). Direção artística Júlio Dutra.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI