Festibi premia talentos estudantis de Ibiporã

Publicado em: 27/11/2012 04:58

Festibi premia talentos estudantis de Ibiporã

Foram distribuídos 22 troféus em 11 categorias

Depois de 12 dias de espetáculos os talentos estudantis de Ibiporã foram premiados na noite de sexta-feira (23) durante o encerramento do VIII Festival Estudantil de Teatro (Festibi). O Cine Teatro Pe. José Zanelli ficou lotado de alunos e pais torcendo animadamente pelos grupos das escolas. Este ano 12 espetáculos foram apresentados, sendo oito competitivos e quatro convidados. Grupos infanto-juvenis de escolas, independentes e da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) participaram do festival. A escola de Teatro Primeiro Encontro, de Londrina, apresentou dois espetáculos – “Rei Leão” e “Romeu e Julieta” como grupo convidado.

Antes da entrega dos troféus, a noite foi abrilhantada pela reapresentação do espetáculo \\\\\\\"A fantástica escola de magia e bruxaria Ibipamagic\\\\\\\", com o grupo teatral \\\\\\\"Arte&Fantasia\\\\\\\", da Escola Estadual Olavo Bilac, e a apresentação da peça “Janelas da Vida”, com o grupo teatral “Doce Idade”, formado por integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI). “As Maroquinhas Fru-Fru”, do grupo “Arteiros em Ação”, da Escola Municipal Prof. Carlos Augusto Guimarães”, e “A Encomenda”, do grupo “Alvará da Loucura”, da Escola Estadual Unidade Polo, sagraram-se os grandes campeões desta edição, acumulando sete e cinco troféus, respectivamente. Foram premiadas as categorias infantil e juvenil de melhor ator e atriz, ator e atriz coadjuvante, direção, figurino, cenário, sonoplastia, maquiagem, iluminação e melhor espetáculo. As peças foram julgadas por uma comissão formada por profissionais da área cultural de Ibiporã e Londrina.

A coordenadora da Escola Prof. Carlos Augusto Guimarães, Daniela Buzeti, não imaginava que as “As Maroquinhas” fosse receber tantos prêmios, inclusive o de melhor espetáculo infantil. “Para nós é uma alegria muito grande, pois em nossa estreia no Festibi já tivemos o trabalho reconhecido. O legal é que toda a escola se envolveu na montagem da peça”, afirmou. A diretora da peça “A encomenda”, do Unidade Polo, Leila Carvalho Moraes Rossi, ressaltou que todos os atores se envolveram intensamente com a preparação do espetáculo, desde o texto até o figurino. “Participamos desde o primeiro Festibi  e fazemos questão de prestigiar porque contagia toda a comunidade escolar. Inclusive, temos vários ex-alunos que atualmente trabalham com o teatro e a cultura em geral”, revelou.

Realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Festibi visa encontrar e despertar novos talentos, oportunizando espaço para eles nos cursos permanentes de teatro que a administração oferece através da FCI. “Foi um processo de crescimento para todos os envolvidos. Talentos mirins foram revelados, tivemos espetáculos cenicamente completos e o envolvimento da comunidade escolar e familiares na superação de dificuldades e incentivo na montagem dos espetáculos”, pontuou o coordenador do VIII Festibi, Eduardo Tomazini. O prefeito José Maria Ferreira cumprimentou os pais presentes por incentivarem os filhos a fazer teatro. “Cada criança, jovem que sobe ao palco ganha disciplina, desinibe, fica mais sociável. Com certeza é um avanço que acrescentamos à vida destas pessoas. O Festibi é um sucesso porque você participou. O festival é uma excelente maneira de mostrar a expressão de nossa gente”, elogiou.

A vice-prefeita Sandra Moya destacou que o Festibi é um momento especial de confraternização com as escolas e revelação de novos talentos, oportunizando uma estrutura para que continuem os estudos teatrais. “Temos que lembrar que a cultura em Ibiporã é um trabalho socio-educacional, pois, além de os alunos da Fundação melhorarem a si próprios mudam a realidade da família”, argumentou. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, esta edição surpreendeu pela qualidade e cuidado na elaboração dos espetáculos. “Crianças que participaram do primeiro Festibi este ano estavam à frente da organização, direção e produção das peças. A cada Festibi são novos talentos que despontam e que, certamente, agregam arte em suas vidas”, finalizou.

Confira a lista dos premiados no VIII Festibi

Categoria Infantil

Melhor Figurino: “O livro/o nariz”

Escola Educativa