Escola de Ballet da FCI apresenta “Dom Quixote”

Publicado em: 21/11/2012 09:20

Escola de Ballet da FCI apresenta “Dom Quixote”

“Dom Quixote” será apresentado nos dias 30, 1, 2 d

A Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) apresentará nos dias 30/11, 01/12 e 02/12 o espetáculo “Dom Quixote” para marcar o encerramento das atividades de 2012. Segundo a coordenadora de dança da FCI, Leila Assis, trata-se de um ballet em dois atos baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes. “Por ser um ballet de repertório, os alunos necessitam de técnica suficiente para cumprir as sequências obrigatórias. O primeiro ato é muito alegre e vibrante, com características da dança espanhola. Já no segundo há uma mescla entre os passos clássicos e o ballet espanhol. Estamos ensaiando exaustivamente há um pouco mais de três meses para fazer bonito no palco”, comenta a professora.

A aluna Kemilyn Tauane fará o papel de Kitri, protagonista do espetáculo. O bailarino do Ballet de Londrina, Ivo Junior, interpretará o barbeiro Basílio, que é apaixonado por Kitri. Participam do espetáculo 110 alunos da Escola de Ballet. As coreografias foram adaptadas por Leila Assis e Ivo Junior. Direção geral é de Leila Assis e cênica Ivo Junior.

“Dom Quixote” será apresentado nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, às 20h30, no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Devido à grande procura por parte dos pais, alunos e convidados, os ingressos para as apresentações dos dois primeiros dias já se esgotaram. De acordo com Leila, no domingo (2), foi aberta uma sessão extra. Os ingressos estão à venda na Escola de Ballet, ao lado do Cine Teatro, ao custo de R$ 3,00. A apresentação integra as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã.

Fundada em 1989, a Escola de Ballet da FCI tem desenvolvido um importante e sólido trabalho nesta área. Alguns ex-alunos têm se destacado em companhias de renome nacional e internacional, como é o caso de Danúbia Caroline Barbosa Pereira, que integra o Ballet do Salzburg Landestheater, da Áustria, e Dijalma Junior, coreógrafo na Cia de Dança Moderna e Contemporânea Toute Forme e professor da Prelúdio Dance, de Belo Horizonte. Em 2009 a escola firmou convênio com a escola de ballet do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville, Santa Catarina, possibilitando assim a formação profissional dos alunos de grande talento.

Todos os alunos da instituição são bolsistas, graças a um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Ibiporã. “A Escola utiliza o método de ensino da Royal Academy of Dance, maior organização de exames e treinamento de professores de ballet clássico do mundo. Pouquíssimas cidades possuem a estrutura e qualidade de ensino como a de Ibiporã. “Os bons frutos colhidos devem-se aos investimentos municipais e comprometimento dos profissionais da Fundação Cultural”, ressalta a vice-prefeita Sandra Moya. Ela tem um carinho especial pela Escola de Ballet, já que ajudou em sua implantação, sendo a primeira professora e diretora por 10 anos.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI