Exposição dos alunos de artes da Fundação até dia 23

Publicado em: 19/11/2012 08:50

Exposição dos alunos de artes da Fundação até dia 23

São trabalhos variados: desenho, pintura, escultur

Fica aberta até esta sexta-feira, dia 23/11, na Sala de Artes da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), a Exposição de Artes Plásticas dos alunos dos cursos da Fundação. A mostra integra as comemorações dos 65 anos do Município e pode ser conferida das 8h às 11h e das 13h às 17h.

São trabalhos em pintura, desenho, modelagem e artesanato dos 45 estudantes do curso, que marcam o encerramento das atividades do segundo semestre de 2012.

Segundo o professor de artes plásticas da FCI, Márcio Aguiar de Oliveira, foram selecionados os melhores trabalhos desenvolvidos pelos alunos. “Fizemos atividades de observação, criação e experimentação sobre os mais variados temas, tais como figuras humanas, animais e paisagens. A qualidade das obras é excelente. Temos muitos talentos natos que são aprimorados nas aulas”, elogiou Oliveira.

A aluna Milena Aparecida Mastrangele, 13 anos, sempre gostou de desenhar. Desde que iniciou as aulas, passou a receber elogios na escola. “Gostei muito de aprender técnicas de desenho de rosto. Quero conciliar minhas atividades e dar continuidade ao curso no ano que vem”, afirma.

O projeto de ensino do curso tem como foco o tripé “arte, criação e história”, propostos para a sensibilização do olhar, juntamente com uma ação pedagógica na qual os alunos têm a oportunidade de produzir e refletir sobre suas próprias obras e de outros artífices, sempre alicerçados pela história da arte e dos artistas.

No que se refere à criação, o Curso de Desenho prepara seus alunos para produzirem variados tipos de obras como desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, cerâmicas, entre outros. “Temos uma sala construída e equipada para atender nossos alunos. Além das aulas, eles convivem com a arte através de exposições, como o projeto Arte no Saguão, e outras atividades que a FCI oferece”, explica o secretário de Cultura e Turismo e diretor presidente da FCI, Júlio Dutra.

As aulas também são oferecidas aos alunos dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), Centro de Atendimento Especial para Surdos de Ibiporã (Caesmi) eCentro de Formação Musical e Artes Mário de Menezes (Ceforma). Freqüentador do CAPS, o aluno Cleber Félix da Silva teve vários trabalhos selecionados para a exposição. “Sempre gostei de pintar e estou aprimorando a técnica. Além do mais, aprendi a aceitar as diferenças e desenvolver o amor pela arte. Aqui é uma terapia para mim”, comenta.

Jaime Kaster
Núcleo de Comunicação Social