Fotos urbanas antigas são tema de exposição em Ibiporã

Publicado em: 06/11/2012 04:28

Fotos urbanas antigas são tema de exposição em Ibiporã

Painéis expostos no Museu do Café, antiga Estação

Fotos urbanas de Ibiporã entre os anos de 1937 e 1970 são o tema da quinta edição do projeto “Álbuns Urbanos”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Intitulada “Uma Senhora Cidade”, a exposição é composta por 11 painéis de 2,20 x 1,20 com fotos em preto e branco que retratam as primeiras construções urbanas do município e eventos cívicos importantes para a cidade, que nesta quinta-feira (08) comemora 65 anos de emancipação política.

As fotos pertencem ao acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã e foram doadas por pioneiros. Dentre os registros, a serraria Jacutinga, que se localizava na saída de Ibiporã para Sertanópolis, em frente à ponte sobre o riacho Jacutinga, a antiga rodoviária, então localizada à Avenida Paraná, uma missa campal na primeira igreja de Ibiporã, inaugurada em 1939 (atualmente Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz), e desfiles em comemoração ao aniversário da cidade e à Independência do Brasil (7 de Setembro), na Avenida Paraná.

Lançado em 2009, o projeto “Álbuns Urbanos” busca recuperar e apresentar à comunidade fotos da história de Ibiporã e exibi-las em locais públicos, para que todos conheçam fatos importantes do município. Registros dos primeiros casamentos, famílias pioneiras, carnavais, craques do futebol das décadas de 40,50 e 60 e a estação ferroviária foram os temas das exposições anteriores. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, o projeto é uma forma de dar visibilidade ao acervo do “Espaço de Memória”. “Graças à tecnologia, levamos para os espaços públicos grandes painéis com fotos que lembram páginas de álbuns fotográficos antigos. É a modernidade oportunizando a valorização da memória”, argumenta Dutra. O secretário ressalta que a exposição fotográfica é uma forma de resgatar o orgulho de todos, tanto dos pioneiros como dos mais jovens, que não vivenciaram tão importantes momentos, mas passam a valorizar e se identificar com tudo que colaborou com a construção da história de Ibiporã.

O lançamento oficial da exposição ocorrerá no próximo sábado (10), às 19 horas, na Praça Pio XII, em frente à Igreja Matriz, juntamente com uma Missa em Ação de Graças. “Uma Senhora Cidade” pode ser visitada até o final do ano na parte externa do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, ao lado do Centro do Artesanato (Rua Primeiro de Maio, 368). Depois, a exposição irá itinerar por espaços públicos da cidade. Visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones: (43) 3178-0215 e 3178-0216.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI