8º Festibi será realizado de 11 a 23 de novembro

Publicado em: 29/10/2012 08:46

8º Festibi será realizado de 11 a 23 de novembro

13 espetáculos serão apresentados no 8º Festibi

O 8º Festival de Teatro de Ibiporã (Festibi) será realizado entre os dias 11 e 23 de novembro, no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Este ano 13 espetáculos serão apresentados, com a participação de escolas, grupos da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) e também grupos independentes. O Festibi é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A abertura oficial será no dia 15, com o espetáculo ‘O Filhote de Espantalho’, do grupo de teatro infanto-juvenil da FCI. Já a noite de encerramento e premiação do 8º Festibi será abrilhantada com a apresentação da peça ‘Janelas da Vida’, do projeto ‘Doce Idade’, do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

As peças participantes serão julgadas por uma comissão formada por profissionais da área cultural e terão, como nos anos anteriores, duas apresentações no dia - a primeira às 15 horas, destinada à comunidade escolar, e a segunda às 19 horas, para a comunidade em geral. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na secretaria da FCI. As escolas concorrerão aos troféus de melhor ator, melhor atriz, melhor coadjuvante, cenário, direção, figurino, maquiagem e sonoplastia.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo e Diretor da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, o objetivo do Festibi é encontrar e despertar novos talentos, e oportunizar espaço para eles nos cursos permanentes que a administração oferece através da Fundação Cultural. “Muitos talentos que participam de atividades permanentes e grupos pertencentes aos projetos da FCI, como o musical “Coração do Café”, iniciaram suas atividades no Festibi”, aponta o secretário.

Dutra ressalta a importância da participação de crianças e adolescentes em atividades teatrais. “O teatro é um trabalho em equipe, por isso a convivência democrática e respeitosa é bastante trabalhada em grupo. Além disso, a atividade ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, aguça a criatividade, desinibe e desperta o senso crítico,” pontua o secretário.

Confira a programação do 8º Festibi:

PROGRAMAÇÃO FESTIBI 2012

11/11 Apresentação da peça: “Rei Leão”, com o grupo teatral da escola de teatro Primeiro Encontro de Londrina

12/11 Apresentação da peça: “O poço”, com o grupo teatral “Ao Quadrado”, grupo independente de atores munícipes de Ibiporã;

13/11 Apresentação da peça: “A livraria mágica”, com o grupo teatral “Fantasia”, da Escola Estadual Jardim San Rafael;

14/11 Apresentação da peça: “O lixo/o nariz”, com o grupo teatral da Escola Educativa;

15/11 Abertura Oficial FESTIBI 2012: “O filhote de espantalho”, espetáculo dos alunos do curso de teatro da F.C.I.;

16/11 Apresentação da peça: “O tesouro de Emília”, com o grupo teatral “Xereta”, da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira;

17/11 Apresentação da peça: “A fantástica escola de magia e bruxaria Ibipamagic”, com o grupo teatral “Olavo Bilac”, do Colégio Estadual Olavo Bilac;

18/11 Apresentação da peça: “Romeu e Julieta”, com o grupo teatral da escola de teatro Primeiro Encontro de Londrina;

19/11 Apresentação da peça: “A encomenda”, com o grupo teatral “Alvará da loucura”, da Escola Estadual Unidade Polo;

20/11 Apresentação da peça: “As Maroquinhas”, com o grupo teatral “Arteiros em ação”, da Escola M. Prof. Carlos Augusto Guimarães;

21/11 Apresentação da peça: “O livro da vida”, com o grupo teatral “Metanóia”, do Espaço Vida, da Igreja Presbiteriana independente;

22/11 Apresentação da peça: “Dona Baratinha”, com o grupo teatral “Fazendo Arte”, da Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci;

23/11 Encerramento e Premiação FESTIBI 2012, com a peça: “Janelas da vida”, com integrantes do grupo CCI que são alunos do curso de teatro da F.C.I.

Caroline Vicentini/jornalista/FCI