6ª Primavera dos Museus tem grande público

Publicado em: 04/10/2012 12:33

6ª Primavera dos Museus tem grande público

Oficinas movimentaram o Museu do Café

História, memória, arte, cultura. Ibiporã participou intensamente da 6ª Primavera dos Museus, que aconteceu de 24 a 30 de setembro, no Museu do Café, prédio da antiga estação Estação Ferroviária. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, o evento é nacional (este ano reuniu mais de 800 instituições) e buscou mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais em torno do tema “A Função Social dos Museus”. Em Ibiporã, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A programação em Ibiporã contou com ações educativas, apresentações artísticas, oficinas, palestras e visitas guiadas. Um dos pontos altos da Semana foi o “Encontro com os Pioneiros”, realizado no dia 26 de setembro. Cerca de 100 pioneiros, recepcionados com café da tarde e música, visitaram o acervo permanente do espaço e a exposição de esculturas confeccionadas pela professora Maria Aparecida dos Santos e alunos da oficina de cerâmica da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI). Outro destaque foi um passeio pelos museus de Londrina e região no dia 29 de setembro. O grupo de 36 pessoas visitou o Museu do Café, o Museu Histórico de Jataizinho, Museu de Cambé, Museu da Sociedade Rural do Paraná, Museu Madre Leonia Milito, Museu de Arte de Londrina e Museu Histórico Pe Carlos Weiss. “Todos adoraram o roteiro e sugeriram que a próxima caravana seja pelos pontos turísticos da cidade”, revelou uma das coordenadoras do Museu do Café, Lilian Mara de Godoi.

O Museu do Café também sediou parte da programação da Semana Nacional do Idoso. Apresentação de dança flamenca, palestras de orientação à saúde e atividades de integração social e cultural foram algumas das atividades realizadas. No dia 28 o Grupo de Teatro Doce Idade, do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), apresentou no anfiteatro do museu o espetáculo “Janelas da Vida”, primeira produção do grupo, que estreou dia 16 de setembro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, fez um balanço positivo do evento. “Centenas de visitantes e participantes vivenciaram o que é um museu moderno, que reúne histórias e atividades artísticas. Em nossa programação, tivemos visitas, dança, teatro, exposição de arte... certamente cumprimos a proposta deste ano, que era a de propagar a Função Social dos Museus”, argumentou. “Por tratar-se da ‘Primeira Primavera’ do Museu do Café o resultado foi surpreendente. Um grande público prestigiou a programação e tivemos também muitos moradores da região interessados em conhecer a nossa história”, concluiu Mídiã Olak Martins, da coordenação do espaço.

Caroline Vicentini-jornalista/FCI

Fotos: Divulgação/Sec. Municipal de Cultura e Turismo