Premiação para o artesanato de Ibiporã

Publicado em: 08/06/2012 07:24

Premiação para o artesanato de Ibiporã

Centro de Artesanato

O Sebrae divulgou nesta segunda-feira (4), o resultado dos vencedores do Prêmio Top 100 e o Centro do Artesanato de Ibiporã (projeto idealizado e mantido pela administração municipal) foi escolhido.

\"Nos sentimos orgulhosos e convencidos de que o investimento feito pelo Administração Municipal está valendo muito a pena. Hoje temos uma diversidade de técnicas e produtos e todos com muita  qualidade e acabamento\", afirmou o secretário de Cultura e Turismo do Município, Julio Dutra.

Recentemente a Administração Municipal adquiriu um forno profissional, no qual as artesãs poderão confeccionar produtos em cerâmica, porcelana e vidro.

\"Nossa loja é referência para outras cidades e agrega muito ao trabalho em prol do desenvolvimento cultura e turístico de Ibiporã. O Top 100 reuniu 1.800 artesãos de todo o Brasil e no Paraná somente três premiados, entre elas Ibiporã\", comemorou Julio Dutra.

O representante do Sebrae nacional, Valdir Vergilio Madeira, esteve no Centro do Artesanato para avaliação em abril deste ano, onde conferiu in loco o trabalho aqui realizado.

O QUE É O PRÊMIO?

O Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato - 3ª Edição tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil.

Qualidade estética e valor cultural são importantes para a confecção de peças artesanais, porém, o que diferencia o Prêmio SEBRAE TOP 100 de Artesanato da maioria dos prêmios é o fato da avaliação ir além destes requisitos e levar em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato.

O artesanato hoje é reconhecido como uma das maiores expressões culturais do povo brasileiro e possui grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil. Para o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - o artesanato possibilita a inclusão social pela geração de trabalho e renda sendo um instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural.

De 1.800 projetos inscritos, somente 180 foram selecionados e o CENTRO DO ARTESANATO DE IBIPORÃ foi um deles.

A solenidade de entrega da premiação será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

de Secretaria Municipal de Cultura e Turismo - PMI