A Companhia Ballet de Londrina apresenta neste sábado (12/5), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, seu novo espetáculo \"A Sagração da Primavera\", com entrada franca. Em razão da apresentação, excepcionalmente neste sábado (12) não será exibido filme no cinema de Ibiporã.
Neste espetáculo, que tem o apoio da Administração Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Ballet de Londrina relê uma obra fundadora da modernidade e consolida uma linguagem coreográfica própria. A criação e direção é de Leonardo Ramos e a realização, da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina).
Não é necessário mais que um palco nu e um grupo coeso de bailarinos para narrar uma história tão antiga quanto o percurso do homem na Terra.
É peculiar da própria natureza, aliás, o ciclo que consome tudo o que é frágil, individual e delicado em prol da força coletiva. A morte é o único caminho possível para o florescimento da vida num mundo que se renova às custas de seu próprio fim.
O Ballet de Londrina apropriou-se desse movimento brutal para conceber sua nova montagem.
A Sagração da Primavera dá continuidade à pesquisa do coreógrafo Leonardo Ramos sobre a exploração da horizontalidade e de novos eixos de apoio e equilíbrio na locomoção dos bailarinos - característica que já ganhou status de \'linguagem\' dentro de sua obra e da companhia.
\"Eu descobri há alguns anos que quando coloco o elenco em pé eu sou convencional. No solo eu consegui expor algo que é novidade até para mim\", afirma Ramos. Outro atributo que se consolida na nova montagem é a utilização de uma obra inspiradora para uma criação coreográfica original - procedimento de sucesso desde Decalque (2007), concebido a partir do roteiro de Romeu e Julieta.
de Núcleo de Comunicação - PMI - com release da Assessoria de Imprensa da Funcart