Um belo espaço entregue à comunidade

Publicado em: 02/05/2012 04:44

Um belo espaço entregue à comunidade

Entrega da obra

Um grande evento popular marcou, na última sexta-feira (27) à noite, a entrega da revitalização e restauração da Estação Ferroviária de Ibiporã, que, de um prédio abandonado passou a ser um novo ponto turístico e de referência cultural e histórica para o Município.

A obra, de R$ 1,5 milhão de investimento, foi executada pela Administração Municipal, em parceria com o Governo Federal.

A inauguração do complexo, que recebe o nome de Centro Socioeducacional Turístico e Cultural de Ibiporã, contou com a presença de representantes ilustres, como a ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, que representou na ocasião a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o deputado federal André Vagas e o superintende do IPHAN e do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antonio Vaz.

Os anfitriões foram o prefeito José Maria, a vice Sandra Moya e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, autor do projeto arquitetônico e arquiteto responsável pela obra. Participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Cobo Pires, demais vereadores e o secretários municipais.

A cerimônia foi aberta à comunidade e contou com momentos dedicados aos pioneiros, apresentações culturais e homenagem àqueles que fizeram parte da história do município.

Após os discursos e o descerramento da placa da obra, todos foram convidados para conhecer as novas instalações do complexo, que conta com oito construções: a Estação Ferroviária (que abriga o Museu do Café), um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e um telecentro de informática), a nova sede da Secretaria Municipal de Educação, um anfiteatro de 250 lugares, a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e ainda o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Os pioneiros e todas as autoridades elogiaram a preocupação da Administração Municipal em reformar e ampliar o espaço, resgatando dessa forma um patrimônio histórico e cultural de Ibiporã.

de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação - PMI