Entrega da Estação Ferroviária

Publicado em: 23/04/2012 12:46

Entrega da Estação Ferroviária

Vista da Estação Ferroviária

Quem passa com frequência pelo local vai vendo a transformação a cada dia. Concluída a fase civil, a obra agora está nos detalhes finais e os funcionários estão fazendo a colocação da grama e a preparação do contorno paisagístico que dará um toque especial à construção, que será ponto obrigatório de visitação de turistas e espaço de convivência para as famílias de Ibiporã.

A obra é a Estação Ferroviária, que foi revitalizada, ganhou construções no seu entorno e será o Centro Socioeducacional Turístico e Cultural de Ibiporã. A inauguração é na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, às 20 horas.

O prefeito José Maria e a vice-prefeita Sandra Moya convidam toda a comunidade de Ibiporã e região para a cerimônia, que terá momentos dedicados aos pioneiros, apresentações culturais e homenagens àqueles que fizeram parte da história de Ibiporã.

A revitalização, que modificou a paisagem de todo o entorno da antiga estação de trem, foi executada pela Administração Municipal, recebendo investimento de R$ 1,4 milhão. Deste total, R$ 425 mil foram recursos próprios do município.

A construção, a cargo da Construtora Opus Prima, teve como parceiros o deputado federal André Vargas, autor da emenda parlamentar no valor de R$ 975 mil para a obra, o Governo Federal e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão do Ministério da Cultura que tem a missão de preservar o patrimônio cultural brasileiro.

O deputado André Vargas estará na solenidade e espera-se também a presença do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que é de Londrina e um importante parceiro de Ibiporã.

VALORIZAÇÃO

De acordo com o prefeito José Maria, \"esta é uma obra que devolveu aos cidadãos de Ibiporã um patrimônio histórico que estava abandonado desde a desativação da estação, na década de 70\". \"Essa obra valorizou toda aquela região da cidade. Recuperamos um importante espaço urbano, que será muito utilizado e que aumentou a auto-estima dos moradores do entorno\", destacou o prefeito José Maria.

SONHO REALIZADO

A vice-prefeita Sandra Moya afirmou: \"A revitalização da Estação Ferroviária é um sonho de muitos, que hoje se torna realidade. Deu vida a todo o complexo que, além de resgatar a história e a memória de nosso povo com a Estação Ferroviária, contempla um espaço educacional e social. Será mais uma grande obra que vem somar com todo o trabalho cultural já realizado em Ibiporã.\"

Já o secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra, arquiteto e autor do projeto, declarou: \"Essa não é simplesmente uma estação ferroviária revitalizada ou mais um espaço construído. É um local que carrega fortes marcas de chegadas, partidas e destinos de vidas. Por ali chegaram pessoas somente com suas malas e que concretizaram sonhos, constituíram famílias e contribuíram para o progresso desta Terra Bonita\", afirmou.

OS ESPAÇOS

O novo complexo da Estação Ferroviária englobará o Museu do Café, um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e telecentro), a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (incluindo anfiteatro), a nova sede da Secretaria de Assistência Social e o CRAS.

de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação Social-PMI