Foi uma obra que recebeu investimento de R$ 1,4 milhão e não só recuperou e devolveu à cidade um patrimônio histórico, como também valorizou toda aquela região, que estava abandonada desde a desativação da estação, na década de 70.
É o Centro Socioeducacional Turístico e Cultural de Ibiporã, um complexo que englobará o Museu do Café (na parte interna da Estação), um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e telecentro) nas casas ao lado da estação, a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (incluindo um anfiteatro) e a nova sede da Secretaria de Assistência Social e do CRAS.
A obra está nos ajustes finais e foi construída com recursos do Município e do Governo Federal, por meio de emenda do deputado federal André Vargas. Um investimento da atual administração que revitalizou aquela região da cidade, onde chegaram muitos pioneiros de Ibiporã. A obra compõe, junto com a Praça Eugênio Sperandio (já revitalizada pela atual gestão) um complexo histórico e de lazer de grande valor para os ibiporaenses.
de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação Social-PMI