Aniversário da Biblioteca Pública Municipal

Publicado em: 16/03/2012 14:29

No dia 13 de março, a Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã, que está funcionando na Rua 19 de Dezembro, em frente ao Centro de Eventos, comemorou 39 anos de existência. Houve programação especial do projeto \'Hora do Conto\' e uma exposição que mostra um pouco da história do espaço.

A biblioteca tem trabalhado com ações voltadas a despertar o gosto pela leitura, por meio de palestras, oficinas, hora do conto e atendimento ao público para empréstimos e pesquisas. Também dispõe de um telecentro para atender os usuários, com acesso gratuito à internet, o que facilita as pesquisas escolares.

Segundo a diretora Selma Bulitini, uma biblioteca exerce papel importante tanto para a formação cultural, quanto cidadã. E é na Biblioteca, em meio a todos os livros, que um mundo diferente é apresentado às crianças, adolescentes e adultos. \"No Brasil e também em Ibiporã, o conceito de biblioteca evoluiu, assim como tudo tem mudado nos últimos anos em função da globalização e da facilidade do acesso à informação\", comentou a diretora.

Segundo o prefeito José Maria, hoje as bibliotecas são \"fontes atualizadas\" de pesquisa. \"Além da Biblioteca Central, temos a Indústria do Conhecimento (construída em 2011, em parceria com o SESI), com programas avançados e materiais de pesquisa. Temos ainda a Biblioteca Cidadã, com um acervo riquíssimo e que também conta com o seu Telecentro. Agradecemos a todos os que contribuíram durante estes 39 anos de existência da biblioteca\", declarou o prefeito.

A vice-prefeita Sandra Moya destacou que a atual administração tem feito um investimento muito grande na educação e, consequentemente, na cultura. \"E o trabalho da Biblioteca Pública tem buscado cada vez mais atrair leitores e freqüentadores para que criem o hábito da leitura. Por isso, a programação de atividades é direcionada às datas comemorativas, com formato que atraia mais freqüentadores. Já temos uma experiência muito boa com a Biblioteca Cidadã, no Conjunto Domingos Moya. Lá a comunidade participa ativamente, principalmente as crianças, que utilizam bastante o espaço. Parabéns a todos os funcionários da Biblioteca pelo trabalho\", afirmou Sandra.

de Secretaria de Cultura e Turismo-PMI