Fim de semana Nipobrasileiro em Ibiporã

Publicado em: 06/11/2011 09:24

O som marcante e envolvente dos taikôs, os tambores japoneses marcaram a VII Festa Nipobrasileira de Ibiporã, que ocorreu nos dias 05 e 06 de novembro, na Praça Pio XII em Ibiporã, juntamente com o VIII Festival Paranaense de Taikô.

A Festa Nipobrasileira de Ibiporã já se tornou tradicional e todos os anos reúne centenas de japoneses, nisseis, sanseis e brasileiros em uma grande festividade. O diferencial desta sétima edição da festa foi o VIII Festival Paranaense de Taikô, que reuniu 14 grupos que vieram de: Apucarana, Assai, Astorga, Bandeirantes, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Mauá da Serra, Paranavaí, Ponta Grossa, Rolândia, e também o grupo Heisei Daiko, de Ibiporã, todos com apresentações artísticas que encantaram a comunidade. A culinária japonesa também pode ser apreciada na barraca da ACEI (Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã), com pratos que já conquistaram o paladar dos brasileiros, como o tempura e o sushi.

O encerramento do Festival foi com a apresentação do renomado grupo Ishidaikô, de Londrina e com muito Bon-odori e Matsuri Dance.

A VII Festa Nipobrasileira e o VIII Festival Paranaense de Taikô fizeram parte da programação do aniversário de 64 anos de Ibiporã e foram uma realização de Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Cultural de Ibiporã, em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã (ACEI), Aliança Cultural Brasil/Japão do Paraná e a Federação Paranaense de Taikô.

Mais uma vez a comunidade japonesa e brasileira celebraram juntas a cultura nipobrasileira.

Ana Maria Borges de Alcantara Mtb 8038