A história, beleza, resistência e a importância da cultura afro-brasileira foram celebradas no último domingo (24) em Ibiporã durante o 2º Festival IbiAfro, evento promovido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento, realizado na área externa e interna do Cine Teatro Padre José Zanelli, marcou o mês da Consciência Negra, tendo o dia 20 de novembro (Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Nacional), sendo o primeiro ano como feriado nacional.
O IbiAfro contou com apresentações culturais de dança, música e do folclore afro, além de barracas de artesanato, roupas, acessórios e adereços, comidas típicas, rodas de capoeira e maculelê, desfile e concurso de beleza, exposição de cerâmica, fotografia e desenho artístico dos alunos do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT, valorizando os talentos pretos locais.
A abertura contou com as presenças da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, do Trabalho, Adaueber de Paula Rodrigues e da Assistência Social, Ester Moura, do vereador Rafael Eik Ferreira, representando o Legislativo Municipal, e da gerente de promoção da igualdade racial de Maringá, Cleuza Souza Theodoro. Em sua fala, Lourdes Narcizo ressaltou que “com este evento a administração municipal reafirma o seu compromisso de construir uma sociedade mais justa, que reconhece os desafios históricos enfrentados pela população negra e celebra sua força, importância, beleza, resistência e riqueza cultural”, afirmou a secretária.
Logo após, o público curtiu uma roda de samba com a Casa de Capoeiragem Balaio de Dendê, de Jataizinho, e um show de samba com o Grupo Bem Bolado. À tarde, a programação seguiu com apresentação de umbanda do Solo Sagrado da Vó Maria do Rosário. Em seguida, aconteceu um dos pontos altos do Ibiafro, a eleição da Miss Beleza Negra, que neste ano teve representantes nas categorias infantil, juvenil e adulto. Vinte e oito candidatas desfilaram muita beleza e simpatia, sendo avaliadas pelos jurados nos quesitos presença de palco, elegância, beleza e desenvoltura. A classificação foi a seguinte:
Infantil
1º Izadora Baladele
2º Nathaela Desire Agena
3º Nicolly Vitoria Matias
Juvenil
1º Mariany Ap. Candido dos Santos
2º Maria Luiza Fonseca Vieira da Silva
3º Rhadassa Yasmin Fermino Mota
Adulto
1º Rafaelly Eduarda Marques Souza
2º Ieda Cristina de Almeida
3º Vasni Stefani David
O evento encerrou com os presentes brincando de roda com o grupo Brasil Brincante, coordenado por Marcelo Pinhatari, em uma apresentação de ciranda, roda de coco e cacuriá, danças tradicionais do nordeste brasileiro.
Homenagem a Mestre Claudio
O 2ºIbiafro homenageou “Mestre Cláudio”, o professor de capoeira e formador Claudeci Aparecido Scapelato, que faleceu no mês passado, aos 56 anos, e foi também um dos idealizadores do IbiAfro, juntamente com a coordenadora de eventos da SMCT, Néia Theodoro, a Nega Néia.
Fundador da Associação de Capoeira da Região de Ibiporã da Acarei (Acarei), Mestre Claudio ensinou a capoeira e seus valores a milhares de crianças e adolescentes da região por meio de seus projetos sociais, realizados nos últimos 30 anos, sempre com o apoio da Prefeitura de Ibiporã.
Na cerimônia de homenagem, no palco do Cine Teatro, esteve presente o prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o vereador Rafael Eik Ferreira, secretários municipais, servidores e familiares e amigos de Mestre Claudio. Todos destacaram o profissionalismo, seriedade, generosidade e legado deixado por Claudeci Scapelato, o qual seguirá nas memórias dos que conviveram com ele e nas atividades da Acarei.
Foi exibido um filme que relembrou as conquistas, a dedicação e o impacto dos ensinamentos de Mestre Claudio na vida de tantas pessoas. Das mãos do prefeito José Maria, os familiares receberam uma placa prestando uma homenagem póstuma a ele. A cerimônia encerrou-se com uma grande roda de capoeira formada por instrutores e alunos do projeto.