Festival Prato Típico tem várias receitas. Mas ainda falta a sua! Inscreva-se até 08/3

Publicado em: 04/03/2024 16:50 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista SMCT/ PMI

Realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com a finalidade de conhecer e divulgar nossas comidas típicas e promover o turismo local

Olá ibiporaenses que prezam por uma boa comida, que gostam de cozinhar, assar carne, preparar um aperitivo ou que têm estabelecimentos na área de alimentação: entramos na última semana de inscrições para o Festival “Prato Típico de Ibiporã”.

As fichas precisam ser baixadas em nosso site (é só acessar o link https://forms.gle/5mvwb7ZZf1ERykvm6 ) e vocês têm somente a até sexta-feira, *dia 8 de março*, para preencher os dados, enviar foto ou vídeo sobre a receita, conferir o Regulamento e entregar a documentação na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Temos já inscritos pratos de várias origens e tradições, que representam parte da cultura de Ibiporã na área da culinária: pratos que usam carne de porco ou de boi, frango e até peixe. Já os ingredientes de acompanhamento são os mais variados.

Vamos lá, cara cozinheira ou caro cozinheiro de plantão! Você que cozinha ou prepara com amor algo saboroso para sua família, principalmente se você tem uma receita de família. Tome a iniciativa e garanta já a sua inscrição! Reiteramos que não é um festival para profissionais de gastronomia, é para todos...

E é gratuito, com uma premiação que vai de um troféu customizado especialmente para o Festival, até a publicação da foto do prato e do autor em um livro impresso que será produzido pela SMCT e lançado este ano, com a finalidade de divulgar os pratos típicos de Ibiporã e promover o turismo local.

Realização: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT)

Apoio: SENAC Londrina e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo de Ibiporã.

*1ª ETAPA – Inscrições*

As inscrições, gratuitas, acontecem no período de 24 de janeiro a 08 de março.

*2ª ETAPA – Classificação e triagem das receitas*

De 12 de março a 13 de março, uma comissão técnica composta por dois membros da área de gastronomia do SENAC Londrina-PR e três representantes indicados pela SMCT selecionará os classificados para, posteriormente, prepararem e apresentarem o prato de forma presencial. O resultado desta seleção será publicado no dia 14 de março, com até oito finalistas na categoria “Prato de Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e oito finalistas na categoria “Prato Principal”

*3ª ETAPA - Preparo do prato e apresentação para julgamento*

Preparo do prato e apresentação para avaliação na categoria “Prato de Entrada”, no dia *19 de março*; e na categoria Prato Principal”, no dia *20 de março de 2024*, podendo ser prorrogada esta data em caso de necessidade.

O prato escolhido será aquele que obtiver a maior nota após avaliação da comissão julgadora. A publicação do resultado final será no dia *25 de março de 2024*

Para mais informações e baixar o regulamento, acesse:

Ou ligue 3178-0216, 3178-0215 ou venha até a SMCT – Av. Dom Pedro II, 368, de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Por: Jaime Kaster - jornalista/ coordenação do projeto - SMCT/ PMI