Visitantes de Portugal e de Curitiba ao Museu do Café e à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI

Publicado em: 27/02/2024 13:08 | Fonte/Agência: Alex Vital - estagiário SMCT, sob supervisão de Jaime Kaster (SMCT/ PMI)

A família na área externa na Casa de Artes, atrativo turístico único de Ibiporã

Nossa equipe de museus da Secretaria de Cultura e Turismo recebeu nesta segunda (26) e terça-feira (27), no Museu do Café (antiga Estação Ferroviária), e na  Casa de Artes e Ofícios Paulo VI visitantes das cidades de Braga (Portugal), Curitiba e também de Ibiporã.

O contato inicial foi feito pelo engenheiro Helder Avelar, que veio de Portugal visitar seus pais, Cesar Nunes e Maria Sueli, que estão há pouco tempo residindo em Ibiporã e ainda não conheciam a Casa de Artes. Ele aproveitou para convidar o amigo Douglas Messias, de Curitiba, da área de TI, para conhecer o espaço e juntos foram recebidos pelo estagiário Alex Vital, que os acompanhou em uma visita guiada, exibindo também um filme sobre a vida e obra do artista Henrique Aragão, que morou e trabalhou na Casa de Artes e Ofícios Paulo VI por 50 anos, até sua morte, em 2015.

No Museu do Café, foram recebidos pela servidora Cida Ribeiro e conheceram o acervo histórico que guarda parte da memória local e das fazendas no período áureo do café e também parte da memória ferroviária, uma vez que Ibiporã nasceu ao redor da ferrovia que corta a região. O pátio da Estação  Ferroviária abriga também três casas históricas dos funcionários da estrada de ferro, onde são desenvolvidos projetos na área de música.

SOBRE A CASA DE ARTES

Inaugurada em 1966, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI foi o local cedido pela Prefeitura de Ibiporã a Henrique de Aragão para que este pudesse dar aulas de artes e onde montou o seu ateliê. A casa foi o local onde vários alunos e professores da cidade foram formados nas artes plásticas, teatro, ballet e música, tendo sido o embrião da criação da Fundação Cultural de Ibiporã, em 1987, uma referência nacional na área da cultura – hoje esse trabalho de formação é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Após a morte de Henrique, em 2015, a Casa de Artes, seu acervo e o ateliê foram transferidos para o Município, que os preserva, mantém e recebe turistas, visitantes e estudantes de todas as idades. No local também são ministradas aulas de artes plásticas e de música.

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI - Rua 1º de Maio, 224 – Ibiporã

SOBRE O MUSEU DO CAFÉ

Estação Ferroviária. Inaugurada em 15/07/1936, a primeira estação de madeira foi o marco de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram colonizar o município. Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná em 2001, foi restaurado em 2012 pelo Município, recebendo recursos federais, e transformado no Museu do Café, que integra a Rota do Café do Norte do Paraná. Guarda parte da memória local e das fazendas no período áureo do café e também parte da memória ferroviária, uma vez que Ibiporã nasceu ao redor da ferrovia que corta a região. O pátio da estação abriga três casas históricas dos ferroviários, onde são desenvolvidos projetos culturais

Museu do Café - Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 – Fone: (43) 3178-0396

VISITAS - As visitas de grupos, escolas ou entidades à Casa de Artes e ao Museu do Café necessitam de agendamento prévio pelo telefone 3178-0215. Visitas individuais podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 16h30.