Aberta a temporada de Cursos da Secretaria de Cultura e Turismo em 2024!

Publicado em: 16/02/2024 16:02 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista/ SMCT/ PMI - Fotos: Jaime Kaster / Jean Moledo e Larissa Mariano - NCS/ PMI

Aberta a temporada de Cursos da Secretaria de Cultura e Turismo em 2024!

Apresentação dos instrutores de todos os cursos e da equipe de servidores da SMCT, com o prefeito José Maria

Foi aberta ontem (quinta-feira, 15/2), a temporada oficial de cursos de 2024 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT)!

Com pais, alunos e convidados ocupando as galerias do Cine Teatro Padre José Zanelli e uma variedade de apresentações e exposição de trabalhos dos cursos, a administração municipal, por meio da SMCT, realizou a cerimônia de abertura dos 22 cursos gratuitos (veja a listagem abaixo) oferecidos à comunidade ibiporaenense nos diferentes espaços administrados pela Secretaria de Cultura: no Complexo Cultural, Casa de Artes, Escola de Ballet, as casas históricas da Estação Ferroviária e os polos descentralizados de cultura espalhados pela cidade.

APRESENTAÇÃO DA EQUIPE

Com a apresentação de todos os instrutores de cada curso e também da equipe de servidores da SMCT, a cerimônia reforçou o compromisso da administração municipal de promover e preservar os valores culturais, artísticos e educacionais da população local.

Com o propósito de democratizar o acesso à cultura, os cursos oferecidos pela SMCT, por meio do Centro de Formação em Arte e Cultura (CEFAC) buscam ser um estímulo ao aprendizado, à criatividade e à inovação para nossos jovens, crianças e adultos.

PREVISÃO DE 1.500 ALUNOS

As matrículas já realizadas entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano resultaram em 846 alunos distribuídos em 22 cursos dos núcleos de dança, música, artes cênicas, artes visuais e artes plásticas. Somando com os atendimentos descentralizados em oficinas, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, projeta que haja, ao longo deste ano, mais de 1.500 alunos inscritos, tornando a arte e a cultura mais acessíveis a todos.

De acordo com os dados da Secretaria, a equipe do CEFAC contará com 35 profissionais, entre coordenadores, professores e instrutores, com a tarefa de orientar e formar alunos de todas as idades e dos diferentes bairros de Ibiporã.

CERIMÔNIA

Os convidados foram recebidos com música de primeira qualidade, no saguão do teatro, executada pelos professores Jonas Aguiar (trompete e flauta) e João Sales (acordeon). No palco, dirigiram a palavra aos presentes, além da anfitriã, a secretária Lourdes Narcizo, a presidente do Conselho Municipal de Cultura de Ibiporã, professora Érica Lacerda; o 1º secretário da Câmara Municipal, vereador Diego da Fonseca e encerrando os pronunciamentos, o prefeito José Maria Ferreira, que enalteceu o papel da cultura na formação e no desenvolvimento de um povo e lembrou dos investimentos e esforços que a administração vem fazendo nesta área.

PROFESSORES E INSTRUTORES

Na sequência, foram apresentados a nova coordenadora do CEFAC, Sônia Martins, a diretora da SMCT, Mariana Zorzato, os coordenadores e instrutores de cada área do CEFAC (lembrando que alguns não puderam estar presentes no evento).

Música/ Descentralização – Jonas Aguiar e João Sales

Dança - Sthéphany Rodrigues, Eduardo Ávila, Ana Clara Spaulonci e Maria Eduarda Leal;

Teatro - Vradson Castro, Gustavo Rabelo, Jessica Coutinho, Joice Rocha e Maria Virginia Dos Santos;

Música - Domingos Santos, Alex Rodrigues, Alexandre Reis e João Sales

Artes Plásticas e Artes Visuais - Pillar Santana, Victória Ramos, Maria Aparecida Dos Santos, Wesley Medeiros e Antony Freitas;

NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS EM 2024

Núcleo de Dança: 194

Núcleo de Música: 223

Descentralização/ Museu do Café: 72

Núcleo de Artes Cênicas: 130

Núcleo de Artes Visuais: 227

Total: 846 alunos

22 CURSOS GRATUITOS:

Acordeon, Ballet, Bateria, Canto/coral/música, Cerâmica/escultura, Desenho/, Artes: desenho com cor, Desenho/design, Flauta, Fotografia, Guitarra, Mídias sociais/ comunicação/ vídeodocumentário, Percussão, Pintura em tela, Saxofone, Teatro, Teclado, Trombone, Trompete, Tuba, Violão, Violinoe Violoncelo.

Confira a o álbum de fotos do evento em nossa página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/culturaibipora/posts/pfbid02ECeiczw5eGHJ5XHCGVqsTLsuPTBGpAU8u7xZQ1H3KpxbiofX9b9513S11eiPAyRdl