Homenagem à pioneira e 1ª cidadã registrada em Ibiporã, que faleceu aos 85 anos

Publicado em: 15/02/2024 14:34 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - jornalista/ Museu Histórico e de Artes de Ibiporã/ SMCT/ PMI

Homenagem à pioneira e 1ª cidadã registrada em Ibiporã, que faleceu aos 85 anos

Dona Ermínia nasceu em 1938 e foi professora rural na Água das Abóboras

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) prestam homenagem à família Feltrin, da pioneira de Ibiporã Ermínia Filtrin Vitor, que morreu aos 85 anos, em Londrina, no último dia 11/02, e foi sepultada em Ibiporã. Ela era neta do pioneiro Antônio Filtrin (Feltrin), que teve  terras registradas em Ibiporã em 1927, na Água das Abóboras, conforme consta em escritura arquivada no acervo do Museu.

Dona Ermínia foi professora rural e nasceu em 25/11/1938, na Água das Abóboras, tendo sido a 1ª cidadã registrada em Ibiporã, no cartório local, conforme contou em entrevista em 2015 ao projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, do MHAI/ SMCT, no qual foi homenageada pela Prefeitura de Ibiporã, em 2016. Antes de haver o 1º cartório da cidade, os registros eram feitos em Sertanópolis, município ao qual Ibiporã pertenceu até sua emancipação, em 1947.

As memórias de Dona Ermínia Filtrin e de outros 19 pioneiros locais estão no DVD book “Contos e Causos vol. 8”, que pode ser acessado na Biblioteca Pública Municipal e também podem ser ouvidas no 8º filme da série “Contos e Causos”, no canal da SMCT no Youtube, clicando-se no link: https://www.youtube.com/watch?v=-VKL1IyuAFw