Casa de Artes recebe visitantes de outros estados em dezembro e janeiro

Publicado em: 01/02/2024 15:26 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Casa de Artes recebe visitantes de outros estados em dezembro e janeiro

Visitantes e amigos de Henrique em visita à Casa de Artes/ Fotos: Alex Vital e Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Como acontece normalmente nos meses de dezembro e janeiro, períodos de férias, os espaços culturais e turísticos de Ibiporã costumam receber a visita de turistas de outras cidades interessados em conhecer um pouco de nossa história.

Um dos locais que mais agradam os visitantes é a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde morou o artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015), que produziu e ensinou arte no local por 50 anos, tendo sido a casa também sua moradia e hoje é um espaço que guarda sua memória.

No final dezembro, visitaram o espaço José Maurício Bigati, filho do ex-prefeito Antonio Nadir Bigati e de Maria Ivone Pereti Bigati. Acompanhado de amigos, José Maurício, que atualmente reside no Rio de Janeiro, foi recebido pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e o estagiário Alex Vital. Durante o tour, Bigati relembrou a longa e intensa amizade com Aragão.

Em janeiro, visitaram a Casa de Artes parentes da pioneira família Chernev (Marcelo, Luciane e Ana Julia), todos de Londrina.

Em visita a Ibiporã no final do mês, o casal André Luiz Araújo Melo e Viviane Rocha Faria, de Ituiutaba, Minas Gerais, fizeram questão de conhecer Casa de Artes e também o Museu do Café, espaço que guarda parte da memória local e das fazendas no período áureo do café e também parte da memória ferroviária. Neste espaço funcionou a primeira estação de madeira, marco de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram colonizar o município.

HORÁRIOS

A Casa de Artes (Rua 1º de Maio, 224) fica aberta para visitas individuais autoguiadas das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Grupos e turmas de escolas precisam fazer obrigatoriamente agendamento pelo telefone 3178-0215 ou 3178-0216.

O Museu do Café é mantido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e fica aberto para visitas individuais autoguiadas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, na Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 – Centro, Ibiporã. Mais informações pelos fones (43) 3178-0215/ 0216.