“Férias na Biblioteca” leva conhecimento e diversão a 250 crianças

Publicado em: 30/01/2024 08:42 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“Férias na Biblioteca” leva conhecimento e diversão a 250 crianças

Contação de histórias foi uma das atividades realizadas durante as “Férias na Biblioteca”

Férias com muito aprendizado, interação e diversão. De 15 a 26 de janeiro, 251 crianças participaram da segunda edição do projeto “Férias na Biblioteca”, promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Na programação, contação de histórias, recreação e dança conduzidas pelas instrutoras de teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), Jéssica Mayara Coutinho (Tia Pipoca) e Maria Virgínia dos Santos (Tia Mavi).

Para a criançada, uma oportunidade de estimular a leitura, a criatividade, a curiosidade, as habilidades cognitivas e se socializar!!!!! “Participei alguns dias em julho, e como gostei das atividades decidi vir novamente nessas férias. Aqui é divertido. Lemos, brincamos, fazemos novas amizades. Se estivesse em casa, estaria na TV, celular... um tédio!”, comentou a estudante Lara Sophia Teixeira Camolézi.

Mãe de Fátima Isuka, oito anos, Elisangela Sayuri elogiou o projeto. “Fátima é filha única e tem poucas crianças de sua faixa etária para brincar. Aqui ela pode interagir, aprender de forma lúdica e incentivar o gosto pela leitura”, ressaltou Elisangela.

Pais de Rafael, nove anos, e Vinicius, quatro, Bárbara Gugelmin e João Ferraz levaram os filhos para participar pela primeira vez do projeto. “Os meninos gostam de ler e costumam frequentar a biblioteca. Eles se divertiram bastante nos últimos dias, conheceram novas pessoas e histórias e elogiaram a criatividade, carinho e atenção das instrutoras. Por meio do projeto, a garotada também tem a oportunidade de conhecer este espaço maravilhoso, que oferece um rico acervo de materiais para estudo e pesquisa”, destacou o casal.

Segundo a coordenadora do espaço, Priscila Zanchin, o objetivo do projeto é fazer com que as crianças aproveitem seu período de férias tendo contato com o espaço da Biblioteca Pública Municipal de forma lúdica, despertando e incentivando o hábito da leitura. “Como tivemos um retorno muito positivo dos pais e das crianças que participaram da primeira edição do projeto, em julho, decidimos ofertar as atividades no início do ano também. Infelizmente, os livros físicos estão perdendo espaço para as mídias digitais. Trazer os pequenos para a Biblioteca é uma alternativa de lazer às telas, e uma forma de valorizar o conhecimento, a leitura, e este espaço especial, que deve ser usufruído por toda a população, em qualquer época do ano”, conclui Priscila.

Espaço infantil com mais de 3600 livros

Vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, a Biblioteca Pública Municipal possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, disponíveis gratuitamente à população. Conta com um amplo espaço, com mesas e cadeiras para estudos, pesquisas e trabalhos em grupo; computadores com acesso à internet, um espaço infantil para leitura e contação de histórias - são mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil e mais de 700 gibis -, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã.

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência

No caso de menores de 18 anos, é necessário levar cópia do RG e CPF do responsável, comprovante de residência e documentos pessoais do menor, além de assinar a autorização de cadastro.

Endereço: Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8 às 17h