Aproveite as férias para visitar o Museu do Café e a Casa de Artes

Publicado em: 11/01/2024 11:30 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Aproveite as férias para visitar o Museu do Café e a Casa de Artes

Museu do Café está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8 às 17h/Arquivo/SMCT/PMI

Está recebendo a visita de parentes, amigos, nestas férias? Que tal convidá-los para fazer turismo cultural e conhecer dois importantes pontos turísticos que preservam a história e cultura ibiporaenses?

Museu do Café/Estação Ferroviária

O melhor local para começar sua visita a Ibiporã e entender a formação da cidade é a Estação Ferroviária. Inaugurada em 15/07/1936, a primeira estação de madeira foi o marco de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram colonizar o município. Prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado do Paraná em 2001, foi restaurado em 2012 pelo Município, recebendo recursos federais, e transformado no Museu do Café, que integra a Rota do Café do Norte do Paraná. Guarda parte da memória local e das fazendas no período áureo do café e também parte da memória ferroviária, uma vez que Ibiporã nasceu ao redor da ferrovia que corta a região. O pátio da estação abriga três casas históricas dos ferroviários, onde são desenvolvidos projetos culturais.

O Museu do Café foi montado com a colaboração de pioneiros que fizeram a doação ou empréstimo de materiais, ferramentas e fotografias para a exposição permanente "Café: Nossa História", que conta com fotografias que retratam famílias pioneiras, grandes propriedades de café do município e a maneira do cultivo do café, desde o plantio até o transporte das sacas. A galeria conta ainda com objetos do cotidiano dos cafeicultores, como rastelos, torradores, moedores, peneiras, utensílios domésticos, entre outros. Outra exposição permanente do local é a "Estação Ferroviária de Ibiporã" - que retrata em painéis fotográficos todas as fases importantes da estação, de 1936 aos dias atuais.

Os visitantes assistem à exibição de DVDs do projeto Contos e Causos, uma série de documentários produzidos pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura nos quais os pioneiros entrevistados contam histórias da cidade, desde a sua chegada à região.

Museu do Café - Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 – Fone: (43) 3178-0396

Horário de funcionamento -  Segunda a sexta, das 8 as 12 e das 13 às 16h

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI

Inaugurada em 1966, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI foi o local cedido pela Prefeitura de Ibiporã a Henrique de Aragão para que este pudesse dar aulas de artes e onde montou o seu ateliê. A casa foi o local onde vários alunos e professores da cidade foram formados nas artes plásticas, teatro, ballet e música, tendo sido o embrião da criação da Fundação Cultural de Ibiporã, em 1987, uma referência nacional na área da cultura – hoje esse trabalho de formação é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Após a morte de Henrique, em 2015, a Casa de Artes, seu acervo e o ateliê foram transferidos para o Município, que os preserva, mantém e recebe turistas, visitantes e estudantes de todas as idades. No local também são ministradas aulas de artes plásticas e de música.

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI - Rua 1º de Maio, 224

VISITAS

Visita de grupo ou entidade necessita de agendamento prévio pelo telefone 3178-0215. Visitas individuais podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 16h30.