João Márcio e Fabiano encerram programação artística do “Natal de Paz e Luz 2023”

Publicado em: 22/12/2023 11:23 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Dupla ibiporaense cantou em mais uma edição do “Natal de Paz e Luz”/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A programação artística do Natal de Paz e Luz 2023, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), encerrou-se na noite desta quinta-feira (21), com chave de ouro. Quem subiu ao palco da Praça Pio XII foi a dupla ibiporaense João Márcio e Fabiano, que já é cativa nas programações de natal e na Festa Junina Municipal, ambas promovidas pela Prefeitura de Ibiporã.

Com mais de 20 anos de estrada, a dupla animou o público ao som de sucessos como “Anjo”, “Pistoleira”, “Casa das Primas”, “Coisa de Novela”, e também hits de outros sertanejos.

Música, louvor, capoeira, dança, teatro. Desde o dia 8 de dezembro, mais de 20 grupos, igrejas, artistas, academias de dança e bandas apresentaram-se na Praça Pio XII. “Ou seja, atrações para todos os gostos e dando espaço neste palco democrático para as entidades do município mostrar também o seu trabalho artístico”, ressalta a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.

Dentre as atrações, Frei Zeca, celebrando os 80 anos da Paróquia Nossa Senhora da Paz, Manu e Grabriel, a Ballet Art, da SMCT, espetáculo teatral com o Grupo Arte Encenada, de Maringá, e as cantatas natalinas apresentadas por corais católicos e evangélicos.

Destaque também para as atrações que abriram a programação natalina já no final de novembro – dia 20, um belo show com a Família Lima, e no dia 26, a chegada do Papai Noel, juntamente com as apresentações dos coros do Centro de Convivência do Idoso (CCI), e infantil (“Clarear”) e adulto (“Ibiporã Em Canto”), do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT.

Outro ponto alto da programação foi a entrega da decoração do Lago Dom Pedro Zilli, marcada pela chegada da Família de Belém, que veio em uma embarcação, navegando pelo lago, e o show de natal com o maestro e violinista londrinense Roney Marczak e convidados.

Vila do Natal, Fábrica do Papai Noel e decoração natalina na Praça Pio XII

Com o objetivo de manter as tradições natalinas nos espaços públicos, levando entretenimento e encantamento para as famílias, bem como, envolver a todos os que visitarem Ibiporã, a cidade recebeu novamente uma bela e iluminada decoração natalina, com algumas novidades.

A Vila do Natal, espaço com brinquedos, inaugurado no Natal de 2022, este ano ganhou um labirinto e a Fábrica de Natal, na qual monitores desenvolveram atividades recreativas e educativas com as crianças. Diariamente, a partir das 19 horas, os visitantes participaram do momento de contação de histórias, em um espaço decorado com um livro gigante. Servidores municipais, alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), e pessoas da comunidade se revezaram na programação.

Um outro atrativo foi a presença do Papai Noel, que desde o final de novembro recebeu os visitantes na casa dele, instalada no centro da Praça, diariamente, das 20 às 22 horas.

A decoração do Lago Dom Pedro Zilli foi outra novidade do Natal de Paz e Luz 2023. Uma árvore de 15 metros de altura, em led, três vitórias-régias e duas borboletas enfeitam a área de lazer entregue este ano à população.

Boa parte da decoração natalina é confeccionada com mão-de-obra dos próprios servidores da Prefeitura, além de voluntários. Segundo a coordenadora do projeto “Natal de Paz e Luz”, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, os trabalhos iniciaram em fevereiro e, ao longo do ano, as pessoa se envolveram na produção e customização das peças que estão espalhadas pela cidade: luminárias, árvores de Natal, túneis iluminados, enfeites, estruturas metálicas, o cenário do presépio, a casinha do Papai Noel e a Vila do Natal.

“O Natal de Paz e Luz acontece há 14 anos e todos os esforços da administração municipal valem a pena. Este ano, para que as famílias entrassem no clima natalino mais cedo, já entregamos a decoração no final de novembro, juntamente com as atrações artísticas. Não registramos incidentes durante os eventos. As famílias e amigos curtiram a programação com muita tranquilidade e alegria, buscando fortalecer os sentimentos de solidariedade, paz, amor e fé”, comenta Eliana Eik.

O “Natal de Paz e Luz 2023” é uma realização da Prefeitura de Ibiporã, em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e o apoio das demais Secretarias Municipais, Departamento de Trânsito (DTrânsito), Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.