Documentários em vídeo da Secretaria de Cultura registraram parte da história da Matriz de Ibiporã

Publicado em: 07/12/2023 17:49 | Fonte/Agência: Jaime Kaster, jornalista / Museus - SMCT/ PMI

Pioneira Lúcia Grana Frederico declama poema no Documentário dos 75 Anos

80 ANOS DE FÉ

Documentários em vídeo registraram parte da história da Matriz de Ibiporã

Para homenagear a rica história da Igreja Matriz de Ibiporã, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, que completa 80 anos nesta SEXTA, 08 de dezembro (dia da Imaculada Conceição), e também destacar a sua beleza artística e arquitetônica, que atrai muitos turistas a Ibiporã, a Prefeitura de Ibiporã, por meio Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã e da equipe do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), produziu há alguns anos dois documentários gravados no interior da Igreja que trazem lindas histórias de fé de nossos pioneiros e de pessoas que contribuíram ao longo desses 80 anos de vida da Paróquia.

Os filmes são verdadeiras pérolas e homenagens à Paróquia e estão disponíveis ao público no canal da SMCT no Youtube nos links abaixo, somando mais de 5 mil visualizações.

Se você já assistiu, com certeza irá reviver emoções; e se ainda não assistiu, aprenderá muito com os depoimentos destes arquivos vivos e com imagens históricas que marcaram época em Ibiporã!

Confira e compartilhe com seus amigos:

Paróquia Nossa Senhora da Paz - 75 anos - Doc. (2018)

Documentário em comemoração aos 75 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Paz, de Ibiporã - Paraná, completados no dia 08/12/2018. Faz parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, desenvolvido pela Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Produção do Curso Audiovisual e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Paz.

Igreja Matriz de Ibiporã/ Paróquia Nossa Senhora da Paz (2015) Prof. Rodrigo Fernandes (foto abaixo)

LINK do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=c-1bjIms3aI

Arte e História na Igreja Matriz de Ibiporã - 31 de maio - Dia da Padroeira de Ibiporã, Nossa Senhora da Paz, que dá o nome à nossa Igreja Matriz.

Quer conhecer mais sobre a história e a riqueza artística e arquitetônica da Igreja Matriz de Ibiporã? Confira neste vídeo , produzido em 2015 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), como parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, para ser exibido aos visitantes e turistas que vêm à cidade. Uma contribuição do professor Rodrigo Fernandes da Costa (diretor do Colégio Estadual Unidade Polo) a toda a nossa comunidade.

(por: Jaime Kaster/ Museus/ SMCT/ PMI)