Foto da Matriz no ano de 1961 (Acervo do MHAI). Foi construída em blocos de concreto, entre 1950 e 1959
Aniversário será comemorado com extensa programação em homenagem à primeira Matriz de Ibiporã, que completa 80 anos neste dia 08/12
* Confira também na Galeria abaixo fotos históricas da "mais bela e grandiosa Matriz", como diz o Hino de Ibiporã - Fotos do Acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)
Igreja interligada com a história de fé e o crescimento de Ibiporã, a Paróquia Nossa Senhora da Paz completa nesta sexta-feira (08/12) 80 anos de existência. A celebração do octogenário da primeira Matriz da cidade acontece com uma extensão programação para os fiéis e toda a comunidade. Na terça-feira (5) foi iniciada uma adoração ao Santíssimo Sacramento com 80 horas ininterruptas de duração. O término deste momento devotivo está marcado para a tarde desta sexta.
Na sexta, às 19h, será celebrada a Missa dos 80 anos na Igreja. Na sequência haverá o show com Frei Zeca na praça Pio XII, onde um palco foi montado. Natural de Sergipe, o frei também é comunicador há mais de 20 anos, evangelizando a Palavra de Deus por meio da música por todo o País.
No sábado (9), às 19h, será celebrada a Missa de lançamento do livro "A Paróquia da Terra Bonita", organizado pela professora e historiadora Angela Cecília Gomes de Souza. O livro retrata o início da construção da Igreja, as grandes festividades religiosas e até os dias atuais, com uma paróquia que segue vibrante e atuante.
No domingo (10), também às 19h, será celebrada a missa e entronização da imagem da Imaculada Conceição, primeiro título de Maria dedicado à paróquia. A gruta foi construída ao lado da Igreja. “A programação dos 80 anos foi distribuída ao longo do ano. Em 2023 tivemos uma contínua programação. Estamos nesta semana vivendo a culminância do roteiro”, destacou o padre José Luís Primão, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz.
Entre as atividades realizadas ao longo do ano estão nove meses de novena à Padroeira e “pasteladas” para reforçar o convívio dos paroquianos, criar vínculos e reforçar o sentimento de pertencimento.
HISTÓRIA DESDE 1943
A Paróquia Nossa Senhora da Paz foi fundada antes da emancipação da cidade, tendo como pioneiros os padres palotinos e a consolidação por meio dos sacerdotes missionários do Pime. A primeira igreja foi inaugurada em 1939, mas as missas já eram celebradas desde 1938. Quatro anos depois, em 1943, foi constituída a Paróquia da Imaculada Conceição, tendo o padre Vitoriano Valente como primeiro vigário.
(Na Galeria, uma foto da igreja de madeira, em 1943)
Com a pequena igreja de madeira já não comportando mais os fiéis, que foram se multiplicando conforme a cidade se desenvolvia, na década de 1950 decidiu-se pela edificação da nova Igreja.
A antiga, de madeira, permaneceu dentro da construção da nova, feita com o trabalho voluntário, até a finalização. Foi em 1955 que a paróquia passou a ter o nome de Nossa Senhora da Paz, com a Matriz deixando de pertencer à diocese de Jacarezinho para fazer parte da então recém-criada diocese de Londrina, sob direção de Dom Geraldo Fernandes.
A construção da nova igreja terminou em 1959, sob os cuidados dos padres Leone Gervasoni e José Zanelli. Em 1961, chegou a imagem de Nossa Senhora da Paz, vinda da Itália, data marcada por uma grande festa pelas ruas de Ibiporã.
(Confira esse momento da procissão com a imagem da padroeira nas fotos abaixo, de 1961, e uma foto atual da Matriz - Fotos do Acervo do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã/ MHAI/ SMCT)