Ballet Art de Ibiporã brilha nos Festivais de Dança de Cascavel e Londrina

Publicado em: 11/10/2023 09:35 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Ballet Art de Ibiporã brilha nos Festivais de Dança de Cascavel e Londrina

Coreografia “Amigas de Clara” conquistou o 1º lugar no Festival de Dança de Cascavel. Fotos: Fábio Alcover e Vanderlei Faria (Divulgação)

A Ballet Art de Ibiporã, escola de ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), participou de dois importantes festivais paranaenses de dança neste início de mês. No dia 3 de outubro, o grupo marcou presença na Mostra Avaliativa e Competitiva Júnior, no 33º Festival de Dança de Cascavel. No total, foram apresentadas 10 coreografias, em participações solo e conjunto, nas modalidades ballet clássico livre, ballet clássico de repertório e dança contemporânea.

Competindo com bailarinos de várias cidades paranaenses, a Ballet Art conquistou o primeiro lugar na categoria “Ballet Clássico de Repertório Conjunto – Júnior”, com a coreografia “Amigas de Clara”, apresentada pelas alunas do segundo ano; o segundo e terceiro lugares em “Ballet Clássico Livre Solo Júnior”; e a segunda colocação em “Dança Contemporânea – Solo Júnior”.

Confira:

Ballet Clássico de Repertório Conjunto - Júnior

1º Lugar - Ballet Art Nota: 8.056 Coreografia: Amigas de Clara (Tempo: 03min30s.) Coreógrafo(a): Petipá Ibiporã - PR – Brasil

Ballet Clássico Livre Solo Júnior

2º lugar - Ballet Art Nota: 7.813 Coreografia: Ousadia soberana (Tempo: 02min31s.) Coreógrafo(a): Eduardo Avila, Maria Eduarda Leal e Stephany Rodrigues Elenco: Sara Heloisy Pereira da Silva Ibiporã - PR – Brasil

3º lugar - Ballet Art Nota: 7.400 Coreografia: Dualidade Emocional (Tempo: 01min30s.) Coreógrafo(a): Eduardo Avila, Maria Eduarda Leal e Stephany Rodrigues Elenco: Maria Heloísa Santos Alves Ibiporã - PR – Brasil

Dança Contemporânea – Solo Júnior

2º lugar - Ballet Art Nota: 8.704 Coreografia: Mirrored (Tempo: 01min57s.) Coreógrafo(A): Eduardo Avila, Maria Eduarda Leal e Stephany Rodrigues Elenco: Najma Marun Penna Firme Amorim Ibiporã - PR - Brasil

O 33º Festival de Dança de Cascavel teve um recorde de participantes. Entre bailarinos, cursistas e professores, foram 1.268 pessoas de 20 cidades diferentes apresentando 293 coreografias diferenciadas nas 30 oficinas disponibilizadas, algumas delas inéditas. A realização foi da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Já na noite desta segunda (09), a Ballet Art apresentou-se no Cine Teatro Ouro Verde, na tradicional mostra “Dança Londrina”, dentro da programação do Festival de Dança de Londrina 2023. A escola subiu ao palco com duas coreografias – “Soul Sync”, de dança contemporânea, premiada a melhor coreografia do Interdanças Ibiporã Festival, realizado no início de setembro, no Cine Teatro Padre José Zanelli; e a variação feminina “Harlequinade”, um solo de ballet clássico de repertório dançado pela aluna Sara Heloisy Pereira da Silva.

No total, foram apresentados na mostra 18 trabalhos, em diferentes modalidades, com a participação de bailarinos independentes e oriundos de grupos e escolas de dança de Londrina e cidades da região.

A coordenadora da Ballet Art, Stephany Rodrigues, valoriza a participação das alunas em eventos de dança. “É uma forma de ganharem experiência de palco e a oportunidade de trocarem conhecimento e vivências com outros bailarinos. Estes festivais também são uma vitrine, garantindo a visibilidade do sério e dedicado trabalho realizado em Ibiporã para todo o Estado”, ressalta a coordenadora.

“As premiações em um grande festival de dança, como o de Cascavel, confirmam a qualidade, tradição e profissionalismo da nossa Escola de Ballet. A Prefeitura Municipal de Ibiporã, em nome da SMCT, parabeniza e agradece o empenho dos professores Eduardo Ávila, Duda Leal, Stephany Rodrigues e alunas da Ballet Art pelas conquistas. Vocês são um orgulho para Ibiporã! Que venham muitos outros prêmios, e que cada vitória seja um estímulo no processo de aprendizagem, superando suas próprias marcas e conquistas”, enfatiza a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo.