Vamos celebrar o museu com arte e cultura? Terça (19/9), é dia de visitas e mostra cultural no Museu do Café

Publicado em: 14/09/2023 12:57 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

Visita mediada com escola pública no Museu do Café

Terça (19/9), dia de visitas e mostra cultural no Museu do Café, das 8h às 19h. Confira a programação!

Marcando a participação de Ibiporã na 17ª Primavera dos Museus, evento nacional proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), a administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) e da sua área de Museus, promoverá uma grande programação artística e cultural na próxima terça, dia 19/9, das 8h às 19h, que vai movimentar o Museu do Café, a antiga Estação Ferroviária de Ibiporã, localizada na Avenida Mário de Menezes (BR-369).

O objetivo, além de divulgar, em um local diferente, o trabalho dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, por meio da SMCT, é aproximar os estudantes e o público em geral dos museus Histórico e do Café, também mantidos pelo poder público municipal. Ibiporã é um dos 19 municípios do Paraná que inscreveram atividades na 17ª Primavera dos Museus.

CULTURA AO AR LIVRE

Será um dia de arte e vivência no museu, aberto ao público, com exposições de trabalhos dos alunos dos cursos da SMCT, as aulas acontecendo ao ar livre em frente à estação, apresentações de música, teatro e dança. Dois colégios estaduais da cidade já têm turmas agendadas para acompanhar as atividades e fazer também visitas mediadas às exposições históricas do Museu (“Café, Nossa História” e “Estação Ferroviária”). Lembrando que a Estação é um lugar de referência e identidade de Ibiporã, que foi o marco inicial da área urbana, em 1936.

Como o espaço é amplo e haverá atividades o dia todo, toda a comunidade é convidada a passar na Estação para visitar esse lugar de memória e conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelos professores e alunos nos cursos – que têm mais de 1.500 matriculados de todas as regiões de Ibiporã. E alguns deles são oferecidos nas próprias casas no entorno da Estação (cursos de cordas e instrumentos de sopro).

ESCOLAS

Os dois colégios estaduais da cidade já agendados para vir ao museu no dia 19/9 (terça) são o Unidade Polo, com 66 alunos do 8º Ano - turmas A e B, das 8h às 10h; e Colégio San Rafael, das 13h30 às 15h30, com alunos do Fundamental e Ensino Médio que estão participando da ‘Gincana da Terra Bonita’, com o objetivo de conhecer lugares turísticos e geográficos da cidade.

Além das visitas mediadas pelos funcionários do museu, haverá exibição de filme com pioneiros para que os alunos conheçam melhor a história de Ibiporã, além de aulas de arte ao ar livre. Fechando com a banda do projeto Metais da Estação, que vai tocar das 17h30 às 19h.

PROGRAMAÇÃO:

8h às 8h30Abertura e visita mediada com alunos do Colégio Estadual Unidade Polo (66 alunos do 8º Ano) às exposições do Museu - “Café, Nossa História” e “Estação Ferroviária” - alternando as turmas (Jaime e Cida/ Fátima).

8h30 às 9hExibição de filme com pioneiros: “Contos e Causos - o Café e Histórias de Ibiporã” (20min) – 30 alunos por sessão / turmas alternadas (Cida e Fátima)

9h às 16h30 Workshop de arte na Estação, com os alunos dos cursos de Artes Visuais da SMCT (pintura em tela/ desenho/ fotografia). Exposição de trabalhos de cerâmica e tela; os alunos estarão pintando, durante o dia, com técnicas de impressionismo e os alunos de fotografia, registrando as imagens do evento. (profs. Pillar, Benito e Cida)

9h30 às 10hEsquete teatral ao ar livre (Curso de Teatro - prof. Vradson)

9h às 10hAulas de alongamento do Curso de Ballet (profª Stephany)/

Aula de Música (prof. Domingos)

10h às 11h30Visita autoguiada pelo museu e passeio pelo pátio da Estação e pelas casas antigas dos ferroviários, onde acontecem as aulas dos projetos Cordas (violino/ violoncelo / viola) e Metais (instrumentos de sopro) – profs. Victor e Jonas (corod.)

12h às 13h30 – Intervalo de almoço

13h30 às 14h30Colégio San Rafael (40 alunos, Ensino Fundamental e Médio) – Exposição oral sobre a História de Ibiporã e a Estação, visita mediada às exposições (‘Café, Nossa História’ e ‘Estação Ferroviária’) e documentário sobre a História de Ibiporã (11 min).

14h30 – 15h - Apresentação do Coral Infanto-Juvenil Clarear (prof. Domingos), Apresentação de ballet (profª Stephany)

15h - Esquete teatral ao ar livre (Curso de Teatro - prof. Vradson)

15h20 às 17hVisitas pelo museu e o pátio da Estação e pelas casas antigas dos ferroviários, onde acontecem as aulas dos cursos de cordas e sopro.

17h30 às 19hMúsica ao ar livre com a banda “Metais da Estação” – Fim de tarde com os professores e alunos dos cursos da SMCT - banda (projeto Metais da Estação) e de violino, viola e violoncelo (projeto de Cordas)

SERVIÇO:

Celebrando a Estação com arte e cultura

Data: 19/09/2023 (terça), das 8h às 19h

Local: Museu do Café de Ibiporã (Av. Mário de Menezes, 1113 – Centro)

* Evento gratuito e aberto ao público. Venha conferir!

PROGRAMAÇÃO/ Paraná – Guia do IBRAM:

Confira a programação completa de Ibiporã e dos outros 18 municípios do Paraná que inscreveram atividades na 17ª Primavera acessando os links: