Visita da Escola Rotary ao Museu Histórico para conhecer melhor Ibiporã

Publicado em: 12/09/2023 11:47 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

Com o objetivo de compreenderem melhor “as constantes transformações da paisagem urbana de Ibiporã”, por meio de fotografias e objetos, alunos do 3º ano C da Escola Municipal Rotary Club estiveram na semana passada em visita ao Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), onde foram recebidos pelo jornalista Jaime Kaster, que pesquisa a História local e coordena os projetos dos museus de Ibiporã.

Antes da apresentação, quem deu as boas vindas aos alunos foi a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, que contou aos alunos que o seu primeiro local de trabalho em Ibiporã foi justamente ali, na antiga Prefeitura, onde hoje funciona o Museu Histórico.

O MHAI fica ao lado do Cine Teatro Padre José Zanelli, na Av. Dom Pedro II, 368 no prédio que já abrigou também a Câmara Municipal, a Biblioteca e a Fundação Cultural. Possui um acervo com mais de 100 mil fotografias da cidade e da área rural, além de milhares de objetos doados pelas famílias locais e documentos que atestam as transformações ocorridas em Ibiporã desde a década de 1930 até os tempos atuais.

Os alunos da Rotary vieram acompanhados da diretora Luciana Bressam, e das professoras Renata Shimomura e Gisele Moura, e assistiram a um vídeo e uma exposição oral sobre Ibiporã desde as ocupações indígenas e o início da colonização oficial (década de 1930). Conheceram a sala de exposição dos objetos históricos e o acervo. Ainda tiveram tempo para descer ao Museu do Café e percorreram as exposições permanentes, que contam parte da história de Ibiporã a partir do período áureo do café.

AGENDAMENTO PRÉVIO - Lembramos que todas as visitas de turmas aos museus de Ibiporã, que são mantidos pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de (SMCT), precisam ser previamente agendadas, para se ver a disponibiidade dos servidores. Ligar para os telefones (43) 3178-0215 ou 3178-0216.