Conselho Municipal de Cultura elege mesa diretiva

 

Publicado em: 11/09/2023 17:04 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Conselho Municipal de Cultura elege mesa diretiva

Mesa diretiva do Conselho Municipal de Cultura de Ibiporã

O recém-criado Conselho Municipal de Cultura de Ibiporã (CMCI) elegeu a sua mesa diretiva para os próximos dois anos no dia 29 de agosto, durante reunião extraordinária ocorrida no Cine Teatro Padre José Zanelli. Na reunião, conduzida pela secretária de Cultura e Turismo e membro nato do CMCI, Lourdes Narcizo, duas chapas se candidataram e, por 16 votos a 7, a vencedora foi a constituída por Marcos Paulo Romani (presidente), Érica Joana Pereira de Lacerda (vice-presidente), Diego Barbosa da Fonseca (secretário geral), e Gabriel Henrique Camargo Carlos (suplente).
A mesa diretiva tem formação paritária, sendo dois membros governamentais (Marcos Romani - Poder Executivo, - diretor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), e Diego Barbosa da Fonseca (vereador Dieguinho da Furgão – Poder Legislativo); e dois membros da sociedade civil - Érica Joana Pereira de Lacerda (Comunidade Artística e Cultural Organizada – segmento Livro e Literatura), e Gabriel Henrique Camargo Carlos (Comunidade Artística e Cultural Organizada – segmento capoeira).

Publicitário com vasta experiência em audiovisual, Marcos Romani está há um ano e meio na direção da SMCT e coordenação do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac). “Para mim, é uma honra assumir a presidência de um conselho recém instituído, em um momento tão rico e profícuo da cultura ibiporaense. Estou empolgado com a oportunidade de fortalecer o diálogo entre a classe artística e o poder público. Vamos incentivar a criatividade artística, as ideias em ações concretas para uma comunidade cultural unida e engajada”, ressaltou Romani.

“Agradeço à secretária Lourdes Narcizo por sua dedicação incansável à cultura em nossa cidade. E obrigado, Érika, Diego e Gabriel, pela disposição de embarcar nessa jornada ao meu lado”, acrescentou o presidente do Conselho de Cultura.

Para a secretária Lourdes Narcizo, gestora da pasta há um ano  e 11 meses, “é gratificante participar deste momento de transformação da  cultura em nosso município, onde nossa administração   busca  aprovar um arcabouço legal e implantar o Sistema Municipal de Cultura.   A  eleição da primeira mesa diretiva concretiza a Lei 3252/2023,  encaminhada pelo Executivo e  prontamente aprovada pela Câmara Municipal, a quem agradecemos.  Quero parabenizar a todos os conselheiros pela disposição cidadã de contribuir para com a evolução da  Política Cultural de Ibiporã,  ao mesmo tempo  agradecer pelo grandioso trabalho que temos a desenvolver com a realização da Conferência Municipal de Cultura, discussão, participação na elaboração do Plano Municipal de Cultura, que será o grande legado  desse processo até 24 de junho de 2024.”, finalizou a secretária.

Conforme o Regimento Interno do Conselho Municipal de Cultura do Município de Ibiporã, aprovado por unanimidade durante a reunião, as reuniões ordinárias do Conselho serão quadrimestrais, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Presidente ou por solicitação escrita, e devidamente justificada, de 2/3 (dois terços) de seus membros em exercício.

 

Outros assuntos

 

Durante a reunião, a secretária de Cultura e Turismo também informou os presentes sobre o cronograma de operacionalização da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022, criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial às demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil, que impactou de forma trágica o setor cultural nos últimos anos), que se encontra na fase final de elaboração dos editais de fomento aos projetos culturais; e a Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada em 5 de outubro, no Cine Teatro.

SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Instituído por meio da Lei Ordinária nº 3252/2023, o Conselho Municipal de Cultura é um órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria de Cultura, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil.

O Conselho Municipal de Cultura tem por finalidade a formulação das políticas públicas de cultura do Município de Ibiporã e acompanhamento das políticas públicas de cultura Estaduais e Federais.

Constituído por 24 membros titulares e igual número de suplentes, é formado por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, e Sociedade Civil Organizada (Aceibi), Associações de Carros Antigos e Grupo Mulher Atual, e Comunidade Artística Cultural Organizada composta por nove membros titulares, e respectivos suplentes, escolhidos entre os representantes dos seguintes segmentos: Audiovisual e Arte Digital; Dança; Artes Visuais; Música; Artes Cênicas; Arte Popular (artesanato); Livro e literatura; Culturas Urbanas (Hip hop); e Capoeira.

 

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

 

I)Poder Executivo: 11 membros titulares, e seus respectivos suplentes indicados pelo Executivo Municipal, através dos seguintes órgãos:

 

a)Membros Natos: Secretário (a) Municipal de Cultura e Turismo

Titular: Lourdes Aparecida da Silva Narcizo;

Suplente: Stephany Mikaelli Rodrigues de Souza;

 b) Diretor (a) Municipal de Cultura e Turismo

Titular: Marcos Paulo Romani;

Suplente: Vradson Castro Silva;

c) Secretaria Municipal de Assistência Social

Titular: Lidia Regina Martins;

Suplente: Eliane Antunes Ribeiro;

d) Secretaria Municipal de Educação

Titular: Fernanda Aparecida Lopes da Silva;

Suplente: Diego Bruno Marquetti;

e) Secretaria Municipal de Planejamento

Titular: Julio César Dutra;

Suplente: Sandra Cristina Mendes;

 f) Procuradoria Jurídica do Município

Titular: Alex Ferreira da Cruz;

Suplente: Débora Batista de Lima Borges;

g) Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Titular: Andre Rodrigues de Lima;

Suplente: Jayme Luiz Lino;

 h) Setor de Patrimônio

Titular: Elen Francyene Henrique dos Santos;

Suplente: Alan Diego Ferreira;

i)Secretaria Municipal do Trabalho

Titular: Adaueber de Paula Rodrigues;

Suplente: Fabricio Cardoso Petri;

 j) Secretaria Municipal de Saúde

 Titular: Rubia Maria Batista;

Suplente: Aldry Fanciele Teixeira;

 l) Secretaria Municipal de Administração

Titular: Eli Batista Ferreira;

Suplente: Patricia Barbosa Paiva.

 

II) Sociedade Civil Organizada: 03 membros titulares e seus respectivos suplentes, escolhidos através das seguintes entidades e segmentos:

 

a)Associação Comercial e Empresarial

 Titular: Anne Karine Torres Machado;

Suplente: Marcelo Juliano Machado;

 

b) Associações de Carros Antigos

Titular: Renan Ribeirete Pires;

Suplente: Tony Alves;

 

c) Grupo da Mulher Atual

Titular: Josmari Prandini Pelisson;

Suplente: Neusa Aparecida Vieira.

 

III) Comunidade Artística e Cultural Organizada: 09 membros titulares, e respectivos suplentes, escolhidos entre os representantes dos seguintes seguimentos:

  1. Setorial de Audiovisual e Arte Digital

Titular: Mariana Pereira Oliveira;

Suplente: Wladimir Pacheco Bezerra;

  1. Setorial de Dança

Titular: Claudia Eccard Graciano;

 Suplente: Clodoaldo Aparecido da Silva;

  1. Setorial de Artes Visuais

Titular: Agnaldo Adélio Eduardo;

Suplente: Célio Semprebom;

  1. Setorial de Música

Titular: Andréia Letícia Sérgio;

Suplente: Gleiciele Mendes Viana Moscardo;

  1. Setorial de Artes Cênicas

Titular: Leander Lincoln;

Suplente: Emerson Betiati;

  1. Setorial de Arte Popular (artesanato)

Titular: Lisiani Moya M. Amorim;

Suplente: Maria Santina Piotto de Freitas;

  1. Setorial de Livro e Literatura

Titular Érica Joana Pereira de Lacerda;

Suplente: Lucas Mathias dos Santos Cabana;

  1. Setorial do Hip Hop

Titular: Bruno Rodrigues Garcia;

Suplente: Thiago Rodrigo dos Santos;

  1. Setorial de Capoeira

Titular: Claudia Mariane Scapelato;

Suplente: Gabriel Henrique Camargo Carlos.

 

IV – Poder Legislativo: a) Câmara Municipal de Ibiporã

Titular: Diego Barbosa da Fonseca;

Suplente: Maria Aparecida Galera.

 


Imagens