Alunos maravilhados ao visitar Casa de Artes. Mais de 650 de 31 turmas de Ibiporã

Publicado em: 30/08/2023 12:08 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Área de Museus/ SMCT/ PMI

A garotada conhecendo a oficina/ ateliê onde Henrique e os artistas trabalhavam

No total foram 31 turmas de alunos da rede municipal e particular de Ibiporã em visita entre os dias 4 e 25 de agosto

(Colaboração/ fotos: Milena Bernini e  Cida Ribeiro)

Ao final da programação de visitas de escolas à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, de Ibiporã, um total de 657 alunos da cidade (do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental) visitaram este espaço de arte e memória no “Mês Dedicado a Henrique de Aragão” (agosto). A programação foi organizada pela área de Museus da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), com o objetivo de difundir a obra de Henrique, manter viva a sua memória e proporcionar o acesso monitorado do público escolar ao vasto acervo artístico mantido pelo Município na Casa de Artes.

Agradecemos à parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio da sua assessoria de Artes, para o sucesso dessa programação de agosto de 2023. O “Mês de Visitas à Casa de Artes” tem sido promovido todos os anos em agosto pela área de museus da SMCT porque é o mês do seu nascimento e de morte de Henrique – ele nasceu em Campina Grande, na Paraíba, dia 1º de agosto de 1931 e morreu em Ibiporã, em 25 de agosto de 2015.

A ALEGRIA DOS ALUNOS NO ESPAÇO

Ao entrarem na Casa de Artes para a visita mediada, os adolescentes e crianças normalmente ficam agitados e animados por poderem estar num espaço de arte ao ar livre, cercado de vegetação, ouvindo os pássaros e contemplando as araucárias, os palmitos e palmeiras que Henrique tanto gostava ao redor de sua casa...  E vendo também as professoras e instrutores dos cursos de Artes Plásticas da SMCT (Cida, Pillar, Victória e Benito) ensinando ali seus alunos. Ficam também curiosos ao ouvir os sons dos instrumentos das aulas de música, que também acontecem na Casa: violão, guitarra, bateria, percussão...

Já dentro da Casa de Artes, ouvindo e vendo Henrique de Aragão falar no telão, ficam impressionados, e mais ainda, ficam depois ao ver suas obras e as várias facetas, cores, formas e diferentes materiais utilizados: madeira bruta, ferro, latão, aço e tinta acrílica.

“Um viva a educação para a arte! Que venham novos artistas desta nova geração”, comemorou o jornalista Jaime Kaster, que coordenou a programação e recebeu as turmas em visitas guiadas, com o auxílio das colaboradoras Milena, Cida Ribeiro e Fátima Rocha. Agradecemos também às funcionárias da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã que cuidam com carinho e fazem a manutenção deste espaço único e rico de Ibiporã.

ESTRANGEIROS

Aproveitamos para registrar também, no mês de agosto, a visita à Casa de Artes de três seminaristas do exterior (Estados Unidos, México e Chile) no dia 11/8, e do vereador Diego da Furgão, que veio acompanhado dos produtores do Espetáculo Paixão de Cristo, de Londrina, realizado há mais de 40 anos, e que será apresentado em Ibiporã no ano que vem.

Conheça mais sobre a vida e obra de Henrique Aragão em outra matéria em nosso site: