Secretaria de Cultura e Turismo promove 1ª IBICOMICS

Publicado em: 24/08/2023 09:10 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A cultura pop vai tomar conta de Ibiporã neste final de semana. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), promove na próxima sexta (25), sábado (26) e domingo (27), no Cine Teatro Padre José Zanelli, o 1º IBICOMICS, evento gratuito do universo “geek”, que reunirá nos espaços externos e internos do Cine Teatro as novidades do mundo das séries, filmes e quadrinhos.

Dentre as atrações, oficinas de cosmaker e criação de personagem, workshops de mangá e origami, campeonato card game arena, RPG, apresentações de K-pop, concurso de cosplays, bate-papos com convidados, exposição de itens de colecionadores, feira de produtos “geek”.

Segundo a coordenadora do evento, a artista plástica e professora do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT, Pillar Cremonezi Santana, cerca de 1500 pessoas de Ibiporã e cidades da região devem circular pelo Cine Teatro nos três dias de evento. “Para os torneios de cosplay e k-pop já temos inscritos grupos de Ibiporã, Londrina, Assaí, Cornélio Procópio e Maringá. Nosso objetivo, é criar a experiência da visitação de uma Comic Con, com entretenimento e encontro, criando muitas experiências e grandes oportunidades para toda a comunidade e artistas da região”, ressalta Pillar.

A coordenadora do Ibicomics acrescenta que o evento também valoriza o talento dos alunos dos cursos livres da Secretaria de Cultura, visto que todas as oficinas e workshops serão conduzidos por eles. Também no saguão do Cine Teatro haverá um espaço destinado à demonstração dos trabalhos realizados pelos alunos dos cursos de criação de personagens e desenho e design (cards, mangás, HQs).

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, destaca que hoje a cultura “geek” é muito valorizada, possui diversos eventos e atrações, e é importante tanto cultural como economicamente Ibiporã. “É interessante que no mês em que o Cine Teatro, o principal e mais tradicional palco artístico do município, completa 35 anos, a administração municipal esteja ofertando à população um evento inédito e gratuito de cultura pop. Esperamos que esta edição seja a primeira de muitas, e que o evento entre para o calendário anual da cidade. Sendo ou não “geek” de carteirinha”, estão todos convidados a participar do 1º Ibicomics”, valoriza a secretária.

INSCRIÇÕES

Segundo a organização do evento, ainda restam algumas vagas para os torneios de Cosplay (municipal e regional) e K-pop. As inscrições devem ser feitas pelos seguintes links:

Cosplay: https://forms.gle/X3JMMK5Tf11VTcUc6

K-pop: https://forms.gle/4V8siEautqnNE34n8

Participe também do Karaokê! Inscreva-se pelo link:

Os regulamentos das competições encontram-se no site da Secretaria de Cultura e Turismo: https://cultura.ibipora.pr.gov.br/pagina/404_Ibicomics-2023.html

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA 25/08

• 19h30: Abertura oficial;
  • 20h00: Apresentação de artes marciais arco e flecha - professor Andre Antonio Zambaldi;
  • 20h30: Palestra com convidados - RONALDO BRAZ, MOISES SKY

Tema: UNIVERSO GEEK;

• 21h30: apresentação de cover artístico (Alessandro Santos - aluno de danças urbanas)

SÁBADO - 26/08

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 – Centro). Ibiporã

Horários:

SEXTA-FEIRA

19h30 – Abertura Oficial.

SÁBADO

13 às 19h