Mostra de várias áreas artísticas marca 35 anos do Cine Teatro Padre José Zanelli

Publicado em: 22/08/2023 17:42 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT/PMI

Alunos do projeto Orquestra de Cordas da Estação foram uma das atrações da noite de abertura, na segunda-feira (14)/Divulgação/SMCT e NCS/PMI

O Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli completou 35 anos no domingo (13) e a administração municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu na semana de 14 a 17 uma programação especial com interações musicais, de artes cênicas, artes visuais e audiovisual, exposições e espetáculos em homenagem ao principal espaço de cultura e arte de Ibiporã.

Na segunda-feira (14), noite de abertura, o evento de gala teve:

- Iluminação especial e interação com atores na recepção/ jardim;

- Interação audiovisual no saguão do teatro;

- Instalação artística especial 'Cine Teatro 35 anos' (Curso de Artes);

- Exposição de alunos do Curso de Fotografia;

- Tradução em Libras;

- Apresentação de alunos do projeto Orquestra de Cordas da Estação;

- Apresentação de alunos e professores do Projeto Bandas, da Estação;

(esses dois projetos oferecem aulas gratuitas de metais e instrumentos de cordas nas casas históricas no entorno da Estação Ferroviária, atual Museu do Café).

- Apresentação do Coral "Em Canto" - da Secretaria de Cultura (formado por servidores, professores e alunos do coral adulto);

- Apresentação do Conjunto contemporâneo SoulSync (com nove alunas do Ballet Art da SMCT);

- Na área externa, no jardim do Cine Teatro, a festa foi encerrada com chave de ouro, com show de acordeon com o professor João Salles e a cantora Néia Teodoro e o professor Victor Terra (ao violino) se apresentando no terraço do teatro. Uma noite pra lá de especial!!

Entre as autoridades estiveram presentes: o prefeito José Maria Ferreira e a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira; a vice-prefeita Mari de Sá, os vereadores Augusto Semprebom, Diego do Furgão, Rafael Eik Ferreira, Pedro Chimentão e Gilson Mensato, representando a Câmara Municipal; o ex-prefeito Daniel Pelisson (em cuja gestão foi construído o teatro) e a sua esposa Gláucia; padre João Giomo, do PIME), a tenente Luana da Silva Pereira, comandante do Corpo de Bombeiros em Ibiporã; a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo, anfitriã da noite, além de vários secretários e diretores da Prefeitura Municipal de Ibiporã.

Antes das apresentações artísticas dirigiram a sua mensagem aos presentes a secretária Lourdes, o vereador Augusto Semprebom, a vice Mari de Sá, o ex-prefeito Daniel Pelisson e o prefeito José Maria. Todos enalteceram a grandeza do Cine Teatro como um espaço democrático que atende a toda a população e como palco de difusão cultural e artística de Ibiporã.

A programação ainda contou com a apresentação, na terça (15), da Peça teatral “Poeira das estrelas” (texto de Henrique de Aragão e Vradson Castro, apresentado por alunos e professores do Curso de Teatro da SMCT. Já na quarta (16), teve o espetáculo “A menina, o cachorro e o velho”, do Grupo Obragem de Teatro. A peça, apresentada em duas sessões gratuitas (para alunos da Rede Municipal de Ensino e público em geral), integra o Circuito Cultural Sesi.

O encerramento, na noite de quinta-feira (17), celebrou a música, a arte, a cultura e a união dos cantores de Ibiporã e região por meio do canto coral. “A Noite de Corais” reuniu cinco coros de Londrina (Grupo Filhos da Pauta e Coro UEL), Ibiporã (Coral Adulto “Ibiporã em Canto” e Coral Infanto-Juvenil de Meninas "Clarear"); e Rolândia (Coral Shekinah, da Igreja Presbiteriana Independente).

SOBRE O CINE TEATRO PADRE JOSÉ ZANELLI

Inaugurado dia 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), após dois anos de construção. O nome homenageou o padre italiano José Zanelli, incentivador das artes em Ibiporã, que chegou à cidade em 1948 e aqui promovia operetas e peças de teatro no Salão Pio XII (ao lado da Igreja Matriz), além da exibição de filmes. Zanelli formou o Coral Santa Cecília (que existe até hoje), uma banda de músicos e também um time de futebol, o Cruzeiro, cujo campo ficava onde hoje é a Prefeitura Municipal.

IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO

Com área total de 1.330 metros quadrados, capacidade de 510 lugares, nos dois pavimentos, e um palco de 200 metros quadrados, o Cine Teatro Padre José Zanelli é ainda o principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Desde 1988, vem sendo palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos de Ibiporã. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, que exibe filmes dos circuitos nacional e mundial, com sistema de projeção em 3D.

Confira na galeria alguns registros desta programação especial.