Agosto: mês dedicado a Henrique de Aragão e de visitas à Casa de Artes

Publicado em: 02/08/2023 16:26 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus - SMCT/ PMI

Agosto: mês dedicado a Henrique de Aragão e de visitas à Casa de Artes

No total, serão 26 turmas da rede municipal e cinco da rede particular de ensino

Turmas do 5º ano em agosto de 2022: todo o mês dedicado a conhecer melhor a vida de Henrique de Aragão e a Casa de Artes

Se estivesse vivo, o artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015) - fotos abaixo -, ícone de Ibiporã e da arte sacra no Brasil, estaria completando esta semana 92 anos.

Henrique deixou um legado inestimável para as artes (principalmente na escultura, pintura e teatro) e é celebrado neste mês de agosto de forma especial porque é o mês do seu nascimento e morte – nasceu em Campina Grande, na Paraíba, dia 1º de agosto de 1931 e morreu em Ibiporã, em 25 de agosto de 2015.

Para celebrar sua memória, divulgar sua obra e repassar às novas gerações um pouco do que o artista representou para Ibiporã, a Área de Museus da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) programou visitação de grupos de escolas durante todo o mês de agosto à Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde Henrique viveu e trabalhou por quase 50 anos e hoje é mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da SMCT e da Fundação Cultural.

No total, serão 26 turmas do 5º Ano (alunos de 10 a 11 anos) de todas as escolas da rede municipal, uma ação em parceria com a Coordenação de Artes da Secretaria Municipal de Educação (SME). Também virão três turmas do 4º Ano do Colégio Sônia Marcondes e mais duas turmas iniciais do Colégio Ética, todas de Ibiporã.

As visitas serão guiadas por Jaime Kaster, da área de Museus, com o apoio da servidoras Cida Ribeiro e Fátima Rocha (do Museu do Café) e equipe da SMCT. Os alunos e professores percorrem a área externa, onde há várias esculturas ao ar livre, assistem a um filme no qual Henrique fala sobre sua trajetória em Ibiporã desde a década de 1960, a Casa de Artes e obras espalhadas por Ibiporã.

Depois visitam a galeria, o teatro ao ar livre Eutália Aragão (onde no passado se concentraram peças de ballet, teatro e música) e finalizam no ateliê onde Henrique e outros artistas trabalhavam com metais, madeira, tintas e telas. Sejam bem vindos!

Lembrando que todas as visitas à Casa de Artes precisam ser previamente agendadas pelos telefones (43) 3178-0215 ou 3178-0216.

BREVE BIOGRAFIA

Um dos ícones da arte sacra no Brasil, Joaquim Henrique de Aragão nasceu em Campina Grande (PB) em 1º de agosto de 1931 e morreu em Ibiporã, em 25 de agosto de 2015. Fez cursos de artes na Itália e na França entre 1959 e 1962, e a partir de 1963 passou a se dedicar à arte sacra, residindo em São Paulo.

Em 1965 veio a Ibiporã (PR) para executar o projeto da Capela do Guarani e morou por dois anos na residência de Orlando Pelisson e de Aparecida Peretti Pelisson (pais do ex-prefeito Daniel Pelisson, cuja família foi bastante ligada a Henrique). Nessa época iniciou também a pintura da Cúpula da Igreja Matriz, que representa a Eucaristia.

Em 1967, pintou a Catedral de Apucarana (PR) e instalou-se em definitivo em Ibiporã, após receber do então prefeito Ciro Ibirá de Barros um barracão para desenvolver suas atividades e disseminar a cultura entre os jovens. Nascia naquele local a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, onde Henrique manteve durante 46 anos o seu ateliê de pintura e escultura, e onde também eram realizadas aulas de teatro, dança, música, literatura e artes plásticas.

O espaço conta com um teatro ao ar livre, ateliê e a galeria de arte com dezenas de obras que despertam a atenção de visitantes do Brasil e do exterior. O imóvel e o seu acervo foram transferidos para o Município de Ibiporã em 2016 e hoje são administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizados à Rua 1º de Maio, 224.