Semana inspiradora para instrutores e coordenadores do Cefac

Publicado em: 21/07/2023 15:56 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Semana inspiradora para instrutores e coordenadores do Cefac

Instrutores e coordenação da SMCT reunidos para a Segunda Semana Pedagógica do Cefac/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A segunda semana pedagógica/planejamento do Centro de Formação em Arte e Cultura de Ibiporã (Cefac) aconteceu nos dias 17 e 18 de julho, no Cine Teatro Padre José Zanelli, com a participação dos instrutores, coordenadores e equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O evento foi coordenado pela secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, e o diretor da SMCT e do Cefac, Marcos Romani.

“Para o Alto e Avante, Cefac”  - este foi o tema adotado para este encontro e que conduzirá as ações de curto, médio e longo prazo do centro de formação. Dentre os assuntos discutidos estiveram o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas; eventos; tecnologia; acessibilidade; inclusão social; novas parcerias para a descentralização; estrutura e o calendário 2023 e 2024.

Após duas semanas de férias, os alunos voltam às aulas na próxima segunda-feira (24). O término do ano letivo do Cefac será em 8 de dezembro.

Sobre o CEFAC

O CEFAC - Centro de Formação em Arte e Cultura de Ibiporã - é um projeto mantido pela Administração Municipal e objetiva garantir o acesso à experiência cultural e artística para todas as idades que desejam escolher a arte como uma nova forma de expressar suas habilidades e relacionamentos sociais.

O Cefac é formado por seis núcleos de ensino (Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas, Dança, Música e Descentralização e Projetos), ofertando gratuitamente à população 23 cursos livres ministrados por 28 instrutores especializados.

Atualmente, são 777 alunos matriculados nos cursos livres do Cefac, de crianças a idosos. No projeto de descentralização, realizado em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), e Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, os números também são robustos - 617 pessoas atendidas, por meio de sete oficinas (danças urbanas, capoeira, teatro, cerâmica, desenho, canto coral e musicalização), ministradas nas quadras esportivas dos bairros Afonso Sarábia, Jardim John Kennedy e Terra Bonita; Colégios Estaduais Unidade Polo e do Jardim San Rafael, Escola Municipal Professor Nelson Sperandio, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Centro de Convivência do Idoso, SCFV (Centro, Ambiental e Taquara do Reino) e Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da APMIF.

Buscando a formação cidadã por meio da arte em suas diversificadas linguagens, atualmente, são 1.394 pessoas atendidas por meio de cursos e oficinas no projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da SMCT. “Este ano, o Cefac apresentou um crescimento de 90% no número de alunos em relação a dezembro de 2022 devido ao forte investimento feito pela administração municipal na aquisição de novos instrumentos musicais, ampliação de cursos ofertados, contratação de novos professores e novos pontos de descentralização das atividades”, revela Marcos Romani.

“O município de Ibiporã reconhece a importância da cultura e turismo sendo áreas fundamentais para a formação da identidade cultural, de inclusão social e de fomento econômico. Além de uma programação cultural diversificada, contemplando todas as modalidades artísticas, a SMCT também oferece cursos gratuitos, atendendo crianças, jovens e adultos, que por sua qualidade, são muito procurados pela comunidade. A nossa meta é, futuramente, ampliar os cursos ofertados à comunidade e o projeto de descentralização e inclusão, assegurando o acesso democrático da população aos bens culturais e o direito à sua fruição, fortalecendo os vínculos com a cidade, estimulando atitudes críticas e cidadãs e proporcionando prazer e conhecimento”, conclui a secretária Lourdes Narcizo.