“Férias são na Biblioteca” leva conhecimento e diversão às crianças

Publicado em: 17/07/2023 11:01 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“Férias são na Biblioteca” leva conhecimento e diversão às crianças

Professora de teatro, Jéssica Coutinho, foi a responsável pela contação de histórias. Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A semana de 10 a 14 de junho foi movimentada na Biblioteca Pública Municipal. Cerca de 140 crianças participaram das atividades do projeto “Férias são na Biblioteca”, promovido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Na programação, contação de histórias, oficinas de criação com materiais recicláveis, jogos e muita música e dança. As atividades, comandadas por alguns instrutores do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da SMCT, foram realizadas pela manhã e à tarde.

Segundo a coordenadora da Biblioteca, Priscila Zanchin, o objetivo do projeto é incentivar a leitura e estimular a criatividade das crianças. “Infelizmente, os livros físicos estão perdendo espaço para as mídias digitais. Trazer os pequenos para a Biblioteca é uma alternativa de lazer às telas, e uma forma de valorizar o conhecimento, a leitura, e este espaço especial, que deve ser usufruído por toda a população, em qualquer época do ano”, ressaltou Priscila.

Mãe de Davi Luca, seis anos, a nutricionista Fernanda Gavioli Lopes, elogiou a iniciativa. “O Davi já participou de algumas atividades da “hora do conto”, e ao ficar sabendo das “férias na Biblioteca” pediu para voltar antes da casa da avó para frequentar. “A iniciativa é uma forma de incentivar a leitura e o aprendizado de forma lúdica. As oficinas também estimulam a criatividade e a interação entre as crianças. Por meio do projeto, a garotada também tem a oportunidade de conhecer este espaço maravilhoso, que oferece um rico acervo de materiais para estudo e pesquisa”, avaliou Fernanda.

O estudante Murilo Martins de Souza, 10 anos, nunca havia entrado na Biblioteca Pública Municipal. Gostou tanto das atividades, que participou por dois dias consecutivos do projeto. “Gostei de tudo, mas principalmente das oficinas, onde aprendi a fazer um chocalho e a caixa mágica. Em casa, estaria jogando no celular. Aqui está bem mais interessante. Certamente começarei a frequentar a Biblioteca para emprestar livros e participar das atividades”, prometeu o estudante.

Para o diretor da SMCT, Marcos Romani, o projeto atingiu os objetivos propostos. “É com muita alegria que constatamos que o projeto foi um grande sucesso. “Tivemos crianças pisando pela primeira vez neste espaço, e que depois das atividades, emprestaram livros para ler em casa. Pais que, enquanto os filhos participavam das oficinas, aproveitaram para escolher um título do acervo e ler. Ou seja, diferentes formas de ajudar a despertar nas pessoas o interesse pela leitura e o aprendizado. Vamos nos organizar para oferecer este projeto à população em outras épocas do ano”, assegurou Romani.

Espaço para leitura, estudos e lazer

Vinculada e subordinada à Secretaria de Cultura e Turismo, o espaço possui um acervo de aproximadamente 20 mil volumes, disponíveis gratuitamente à população. Conta com um amplo espaço, com mesas e cadeiras para estudos, pesquisas e trabalhos em grupo; computadores com acesso à internet, uma sala infantil para leitura e contação de histórias - são mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil e mais de 700 gibis -, além de um nicho dedicado à história de Ibiporã. Até se divertir com jogos de tabuleiro (dama e trilha) é possível no espaço.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS:

• Empréstimos domiciliar;
  • Orientação à leitura e pesquisa;
  • Computadores com acesso à Internet e para realização de pesquisas;
  • Indicação de livros;
  • Visitas monitoradas (grupos previamente agendados);
  • Hora do conto (previamente agendados)

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência

EMPRÉSTIMO: (procedimento para a realização do empréstimo domiciliar de materiais bibliográficos):

Realização de cadastro e confecção da 1ª via da carteira de empréstimo de caráter gratuito, pessoal e intransferível;

Apresentação de carteira de empréstimo e escolha do livro ou outro material para empréstimo na Biblioteca;

Preenchimento e assinatura de ficha de empréstimo do livro junto ao servidor público responsável;

Devolução do livro ou outro material de acordo com os prazos, condições e critérios estabelecidos pela Biblioteca.

RENOVAÇÃO E RESERVA: Para efetivar a renovação do material deve ser realizado pessoalmente na biblioteca pelo usuário cadastrado, acompanhado da carteira de empréstimo e com o material em mãos. No caso da reserva este pode ser realizado pessoalmente ou por telefone.

USO DOS COMPUTADORES

A biblioteca conta com computadores com acesso à internet. O limite para uso é de uma hora. Quem quiser agendar para utilizar o equipamento, deve ligar no: 31780202.

Biblioteca Pública Municipal: Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio - Centro, ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI)

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17h