Visitas à sala de projeção do cinema e de famílias ao Museu e Casa Artes

 

Publicado em: 21/06/2023 16:46 | Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus/ SMCT/ PMI

Whatsapp

 

Antônio Moya com turma do Colégio Ética. Veja fotos das outras visitas na Galeria abaixo 

Recebemos e registramos aqui visitas de diferentes grupos aos espaços da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo Ibiporã (SMCT).

ALUNOS - No mês passado, estiveram no Cine Teatro Padre José Zanelli alunos do Ensino Médio do Colégio Ética, de Ibiporã, que estão estudando módulos de cinema e queriam conhecer a sala de projeção e o sistema de exibição de filmes. Acompanhados das professoras Estela Triunfo e Taiane, foram recebidos pelo servidor Antônio Moya, que atua no setor há 35 anos, desde a inauguração do Cine Teatro, em 1988.

ESCULTOR - Também estiveram visitando a Casa de Artes e o Museu Histórico e de Artes (MHAI) o escultor Cléofas Zilli e sua filha Nicole Zilli (foto). Cléofas – que é sobrinho de Dom Pedro Zilli (bispo de Ibiporã que atuava na África e faleceu durante a pandemia) – trabalha com entalhe em madeira. Por isso ficou maravilhado de poder conhecer várias obras de arte esculpidas em madeira bruta pelos artistas plásticos Henrique de Aragão e João Werner, que têm obras na Casa de Artes. Uma das técnicas que o impressionou foi o “Cristo Morto”, em peça única, que fica no corredor do Museu.

FAMÍLIA PIONEIRA - No mesmo MHAI, esteve esta semana a Sra. Leonice Splendor Orsioli, filha dos pioneiros de Ibiporã Aurélio Splendor e Edeline Buosi Splendor, que vieram para o município na década de 1950, e se instalaram na Água das Abóboras. Leonice veio para doar peças antigas para o acervo do Museu e foi recebida por Jaime Kaster. Os objetos que doou eram usados pelos pais no sítio da família: um pé de ferro (usado para conserto de calçados) e um escovão de lustrar piso em “vermelhão” ou assoalho das casas. Confira algumas fotos:

LEGENDA DA FOTOS - veja as imagens na Galeria

- Jaime recebendo a filha de pioneiros Leonice Splendor, que veio doar peças ao Museu

- O escultor Cléofas Zilli e sua filha Nicole Zilli, no MHAI


Imagens