Alunos da Escola Carlos Guimarães na área de exposição de objetos do MHAI, que apresenta objetos urbanos antigos doados por famílias pioneiras
(fotos: Caroline Vicentini e Roberto Carvalho)
Como parte de um aprendizado sobre os espaços culturais de Ibiporã, três turmas do 2º ano da Escola Municipal Carlos Augusto Guimarães, visitaram os espaços externos e as salas do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), que funciona ao lado do Cine Teatro Padre José Zanelli, e é um órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).
O MHAI foi criado em 2001 e funciona no prédio histórico que já abrigou a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Biblioteca Pública e a Fundação Cultural de Ibiporã.
As turmas foram recebidas pelo jornalista Jaime Kaster, que coordena os projetos do Museu, sendo 30 alunos pela manhã e 55 no período da tarde, acompanhados pela diretora Jaqueline Berbel e pela coordenadora Ariane. Conheceram os acervos de objetos do MHAI e assistiram a um documentário sobre a História de Ibiporã dos primórdios até os dias atuais.
O MUSEU HISTÓRICO - No prédio, construído em 1966, o MHAI abriga salas de guarda de documentação, fotografias e filmes antigos sobre a cidade, um acervo de objetos doados pelas famílias, acervo fotográfico e a biblioteca do Museu, com centenas de títulos sobre História e Geografia de Ibiporã e do Paraná, Artes, Cultura e Museologia.
Um dos trabalhos de relevância do Museu, desde 2010, são os projetos editoriais e audiovisuais de recuperação da memória de Ibiporã, que salvaguardam as informações e depoimentos de pioneiros, além da identificação de fotografias antigas. Dirigidos pela SMCT, alguns deles são os projetos Contos e Causos, Circuito das Capelas I e II, e Cozinha do Pioneiro, que já resultaram na produção de 11 livros e mais de 50 documentários em vídeo.
Veja a Galeria de Fotos da visita em nossa página: https://www.facebook.com/photo/?fbid=637374541749378&set=pcb.637379998415499