45ª Festa Junina Municipal de Ibiporã atrai milhares de pessoas à Praça Pio XII durante nove dias de evento

Publicado em: 12/06/2023 15:43 | Fonte/Agência: De Caroline Vicentini e Jaime Kaster/SMCT/PMI

Com a Praça Pio XII lotada, aconteceu domingo (11/6) à noite a festa de encerramento da 45ª Festa Junina Municipal – o arraiá da Terra Bonita, uma realização da Prefeitura de Ibiporã , por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), com o apoio e a colaboração das várias Secretarias Municipais, os órgãos oficiais de segurança, as 13 barracas das entidades parceiras e de tantos outros parceiros e apoiadores culturais que ajudaram a administração municipal a fazer esta festa junina a maior da região.

A cerimônia de encerramento teve a mensagem de agradecimento do prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, que enalteceu a grandiosidade da festa no cenário regional, as presenças da primeira-dama Eliana Eik Ferreira; da vice-prefeita Mari de Sá, da equipe de secretários municipais e ainda as mensagens da secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, que agradeceu a todos pela colaboração para o sucesso do evento, do vice-presidente da Câmara Municipal, Augusto Semprebon, de Versi Pelisson (do PIME), que falou representando as 13 entidades das barracas participantes, e ainda do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Artur Abreu Martins Jr., representando o comércio local.

No palco foram entregues certificados a cada entidade e as premiações às vencedoras do Concurso da Barraca Mais Decorada da Festa: Em 1º lugar, com 433 votos, ficou o ROTARY CLUB IBIPORÃ; em 2º lugar, com 426 votos, o PIME; e em 3º lugar, com 409 votos, ficou a FEIRART - GRUPO DE ARTESÃS.

Em seguida, subiu ao palco uma das atrações musicais mais aguardadas do evento, a dupla sertaneja paranaense Bruno e Barretto.

Nove dias de muita diversão, shows, atrações culturais e comidas típicas

De 3 a 11 de junho, a Praça Pio XII recebeu mais uma edição do tradicional evento, em uma atmosfera de alegria, diversão e cultura. Com uma programação completa, atrações musicais e barracas com boa gastronomia, a festa encantou o público de todas as idades. As noites foram embaladas por shows ao vivo, com artistas nacionais, regionais e locais, trazendo um repertório diversificado e contagiante. Dentre as atrações, Carreiro e Capataz, Bruna Viola, Bruno e Barretto e Felipe e Murillo, e cantores de Ibiporã, tais como a banda New Sound, João Marques e Carla e Andréa Vivart, Gee e Bah Martins.

Além da parte musical, a festa teve brincadeiras de festa junina (pescaria, pau-de-sebo), uma variedade de barracas de comidas e bebidas típicas, apresentações diárias de quadrilhas dançadas por alunos dos CMEIS e escolas da Rede Municipal de Ensino e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); sessões de fotos na barraca da SMCT e a interação de alunos do curso de teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac) com o público do evento.

Recorde de Entidades

A participação de entidades sociais e religiosas de Ibiporã no comando das barracas gastronômicas é uma tradição da nossa Festa Junina. Desta forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as diversas organizações do município. E toda a renda obtida com a festa fica com as entidades, para poderem desenvolver seus projetos sociais.

Nesta edição, foram 13 entidades participantes, um recorde - quatro a mais do que em 2022.

APMIF;

ACEI;

PARÓQUIA N. SRA. DA PAZ;

ROTARY CLUB IBIPORÃ;

BARRACA DO PIME;

FAZENDA DA ESPERANÇA;

CAPELA SANTO ALBERICO;

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL (ACEIBI);

PARÓQUIA SÃO RAFAEL;

CONFERÊNCIA VICENTINA - CAPELA SANTO ALBERICO;

CENTRO DO ARTESANATO DE IBIPORÃ;

GRUPOS DE ARTESÃS – FEIRART;

ROTARY CLUB TERRA BONITA

Elogiando a infraestrutura e o apoio logístico dado pela Prefeitura antes e durante a festa, os representantes das entidades foram unânimes em afirmar que esta edição superou todas as expectativas de público e vendas. “Sem o apoio da Prefeitura certamente não conseguiríamos sozinhos. O trabalho é feito com muitas mãos e muita vontade de apoiar os trabalhos sociais realizados pelas entidades. Além disso, a confraternização, alegria e lazer proporcionados à comunidade, às famílias ibiporaenses, garantem bem estar, saúde e bem viver a todos”, ressaltou a presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik.