Festa Junina Municipal de Ibiporã: diversão em prol de causas nobres

 

Publicado em: 11/06/2023 15:46 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Whatsapp

 

Festa Junina Municipal de Ibiporã: diversão em prol de causas nobres

Parte da equipe da barraca da APMIF que trabalha na Festa Junina. Caroline Vicentini/SMCT/PMI

A participação de entidades sociais e religiosas de Ibiporã no comando das barracas gastronômicas é uma tradição da Festa Junina Municipal. Desta forma, além de resgatar o folclore junino, o evento desenvolve o espírito comunitário, proporcionando maior integração entre as diversas organizações do município. E toda a renda obtida com a festa fica com as entidades, para poderem desenvolver seus projetos sociais.

Em 2023, a 45ª edição da Festa Junina Municipal, realizada pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social, entidades e órgãos oficiais (Polícia Civil/Polícia Militar/Corpo de Bombeiros), possui um recorde de entidades participantes – 13 no total – quatro a mais do que em 2022. São elas:

APMIF;

ACEI;

PARÓQUIA N. SRA. DA PAZ;

ROTARY CLUB IBIPORÃ;

BARRACA DO PIME;

FAZENDA DA ESPERANÇA;

CAPELA SANTO ALBERICO;

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL (ACEIBI);

PARÓQUIA SÃO RAFAEL;

CONFERÊNCIA VICENTINA - CAPELA SANTO ALBERICO;

CENTRO DO ARTESANATO DE IBIPORÃ;

GRUPOS DE ARTESÃS – FEIRART;

ROTARY CLUB TERRA BONITA

 

Durante os nove dias de evento, centenas de pessoas trabalham intensamente, a maioria de forma de forma voluntária, em prol de uma causa, seja ela religiosa, social ou cultural. A Prefeitura Municipal atua em parceria com as entidades, oferecendo toda a infraestrutura (tendas, placas de identificação, pontos de água e esgoto, manutenção elétrica, banheiros químicos, segurança, coleta de resíduos), além de divulgação em todas as mídias oficiais da Prefeitura e da SMCT.

Com 73 anos de fundação e participando da Festa Junina Municipal desde o seu início, em 1977, a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), reverte os recursos arrecadados na barraca da festa para a melhoria dos serviços prestados atualmente a 430 adolescentes e jovens entre 15 e 23 anos, com a oferta de formação técnica e profissional, a fim de proporcionar a inserção destes no mercado de trabalho. “O lucro da festa auxilia na compra de uniformes, materiais, contratação de novos cursos, equipamentos”, cita a presidente de honra da APMIF e primeira-dama, Eliana Eik Borges Ferreira.

Oficialmente criada em 1952, a Associação Nipônica de Ibiporã, que em 1959, passou a se chamar Associação Cultural e Esportiva de Ibiporã (ACEI), é uma das mais antigas entidades do município a participar da Festa Junina Municipal e também das festividades de Natal promovidas pela Prefeitura.

Como o objetivo da associação é promover atividades esportivas e culturais e principalmente preservar as tradições japonesas, o lucro obtido com as vendas durante o evento ajuda no custeio das despesas das atividades culturais, esportivas e sociais de âmbito municipal e estadual. “Para dar conta de um evento grandioso como a festa junina, mobilizamos todos os departamentos da ACEI, e associados desde as faixas etárias mais jovens, até idosos. “São dias de muito trabalho, que demandam organização e empenho das pessoas, mas é gratificante. A Festa Junina de Ibiporã também é um importante espaço para valorização e divulgação da tradição, costumes e hábitos da cultura japonesa”, ressalta o presidente da ACEI, Mauro Kondo. Na barraca da entidade, a culinária japonesa e brasileira estão presentes no cardápio – yakisoba, sushi, tempurá, yaki manju, dividem espaço com porções de pastel, batatinha frita e espetinhos de carne.

“Dar de si sem pensar em si”. Com esta máxima, o Rotary Internacional une voluntários ao redor do mundo a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz a nível internacional. Em Ibiporã, não é diferente. Este ano, o Rotary Club e o Rotary Club – Terra Bonita – clube criado no começo de 2023, participam do evento. “Estender a mão para ajudar é gratificante, e com a organização, o empenho dos associados, o respeito entre os membros das entidades, e a animação da festa, é ainda mais recompensador doar nosso tempo e força de trabalho para ajudar o próximo”, valoriza o presidente do Rotary Club Terra Bonita, José Ricardo Coutinho.

Várias barracas participantes da Festa Junina Municipal estão ligadas a entidades católicas. É o caso do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), que desde o final dos anos 80 marca presença no evento. Segundo o coordenador, Versi Pelisson, o lucro obtido com as vendas dos quitutes juninos auxilia no custeio das missões dos religiosos que se encontram em outros países, principalmente no continente africano. “Em tempos tão difíceis, a igreja tem que estar aberta a novas experiências. Em uma festa que reúne um público tão grande, é importante mostrar a nossa identidade, testemunhar a fé cristã”, justifica Pelisson.

Participando pela primeira vez do evento, os voluntários da Paróquia São Rafael estão muito satisfeitos com as vendas na barraca e os elogios recebidos dos visitantes com a qualidade dos produtos oferecidos. “O nosso objetivo é construir o barracão do estacionamento da igreja e também trazer cada vez mais a comunidade do São Rafael para a festa. Que esta seja a primeira de muitas participações da paróquia no arraiá”, deseja o coordenador José Luiz Gazal.

Atuando há vários anos na recuperação de dependentes químicos do sexo masculino em Ibiporã, a Fazenda da Esperança, desde o início do ano, mudou o público atendido pela comunidade terapêutica, passando a acolher apenas mulheres. Além de arrecadar recursos para auxiliar no custeio das despesas, a participação da entidade na edição 2023 da Festa Junina está ajudando a divulgar a novidade. “Dentre os produtos à venda, estão cosméticos produzidos pelos acolhidos da comunidade de São Paulo, além de doces e pães caseiros produzidos pelas mulheres que estão em nossa comunidade. A Fazenda Feminina de Ibiporã tem sido um espaço de acolhimento, recuperação e encontro para muitas pessoas em busca de mudança em suas vidas”, destacam as voluntárias Maria Rosa de Almeida, Kamila Cotta Moreira e Adriana Aparecida Moraes.

Espaço para divulgação do artesanato local

A Festa Junina Municipal também é uma excelente vitrine para promover o trabalho dos artesãos do município. Este ano, o Centro do Artesanato de Ibiporã e a Feirart estão com barracas expondo e comercializando produtos que vão desde objetos de decoração a velas e sabonetes em formato de comida. “Estamos muito satisfeitos com a nossa primeira participação na festa. Ibiporã não tem tradição de feiras de artesanato de rua, e estamos realizando feiras mensais na Praça Pio XII e também marcando presença na Feira da Lua do Super Sul. Aqui é mais um excelente espaço para mostrar o nosso trabalho não só para moradores de Ibiporã, mas de toda a região”, comenta a artesã Joslaina Bender.

“O Centro do Artesanato foi implantado em 2009 pela Prefeitura, e desde então já participamos de várias edições da Festa Junina Municipal. Como temos artigos (bolsas, camisetas, canecas, ímas de geladeira) com a iconografia local e também com a temática do café, os visitantes procuram a nossa barraca para levar uma lembrança de Ibiporã. É o artesanato ibiporaense sendo levado aos mais diferentes cantos do Brasil. Trata-se de uma forma de estimular a geração de renda e o empreendedorismo das famílias artesãs e, consequentemente, promover o turismo local”, valoriza a presidente da entidade, Daniela Diazzi.

 

Festa feita a muitas mãos e trabalho dedicado de todos os envolvidos

Reconhecida como uma das maiores e melhores festas juninas da região, o evento, encabeçado pelo governo municipal, por meio de suas secretarias, com o apoio das entidades e órgãos oficiais, começa a ser planejado no início do ano. A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, destaca que é um trabalho feito por muitas mãos, “em uma colaboração mútua, um esforço contínuo, para oferecer com muito carinho esse ambiente acolhedor da nossa festa.”

Entre os representantes das entidades, a avaliação é que a cada ano a Festa Junina Municipal está melhor. “A festa está bem organizada, decorada e cheia de atrativos. Superamos nossas expectativas de vendas. Só temos a agradecer à Prefeitura Municipal por todo o apoio e suporte oferecido”, comenta o coordenador da Capela Santo Alberico, Paulo Klayn. Todo o lucro da festa será revertido para a construção do Centro Pastoral Catequético da Capela.

Com o objetivo de construir uma sede própria, a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi) participa pelo segundo ano consecutivo do evento. “Este ano conseguimos nos organizar com antecedência, o tempo colaborou, oferecemos comidas exclusivas, como o buraco quente e o “pastel do Batman”, e a Prefeitura, novamente, deu show nos apoiando no que precisássemos. Estamos muito felizes com a parceria”, elogia o presidente da Aceibi, Artur Abreu Junior.

“Sem o apoio da Prefeitura certamente não conseguiríamos sozinhos. O trabalho é feito com muitas mãos e muita vontade de apoiar os trabalhos sociais realizados pelas entidades. Além disso, a confraternização, alegria e lazer proporcionados à comunidade, às famílias ibiporaenses, garantem bem estar, saúde e bem viver a todos”, finaliza Eliana Eik.