Alunos de Teatro levam Commedia dell'arte à Festa Junina Municipal

Publicado em: 07/06/2023 12:25 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Alunos de Teatro levam Commedia dell'arte à Festa Junina Municipal

Alunos de Teatro interagem com o público por meio de exercícios de técnicas circenses

Festa Junina costuma ter quadrilha, fogueira, pau de sebo, barracas de comidas típicas, e, em Ibiporã, também as performances e interações dos alunos e professores do curso de teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) com os visitantes do evento promovido pela Prefeitura Municipal. Neste ano não está sendo diferente. Desde o início da 45ª Festa Junina Municipal, alunos da turma avançada estão apresentando cenas de improviso utilizando técnicas circenses, tais como manipulação de claves de malabares, fitas, swing, bolas, equilíbrio com perna de pau, pratos.

Segundo o professor e coordenador do curso de teatro, Vradson Castro, as referências para a criação das cenas vêm da commedia dell'arte, forma inicial de teatro profissional, originário do teatro italiano, que era popular em toda a Europa entre os séculos XVI e XVIII, e opunha-se à comédia erudita. “Nas aulas teóricas estamos estudando Comedia Dell' Arte, que vai muito ao encontro com as manifestações de rua hoje aqui no Brasil. A Comedia Dell'Arte é uma manifestação que nasceu na Itália, no final da Idade Média, e início da Renascença. Eram atores de rua que apresentavam espetáculos e cenas de improviso com a junção de música e arte circense. Como a festa junina é uma festa folclórica e cultural, que nasceu da junção das festas da colheita e da comemoração dos dias dos três santos, e também tem sua origem com os povos italianos que vieram para o Brasil, achamos que a junção do trabalho em sala, com as intenções propostas, seria uma ótima forma de mostrar na prática aos nossos alunos como eram as manifestações artísticas da época em que estão estudando”, explicou Castro.

A 45ª Festa Junina Municipal – o arraiá da Terra Bonita - segue até o dia 11 de junho com atrações musicais diariamente, a partir das 20h30, barracas de comidas típicas, food trucks, apresentações de quadrilhas e brincadeiras.

O evento é promovido pela administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio e colaboração das várias Secretarias Municipais, Departamento Municipal de Trânsito, Núcleo de Comunicação Social, entidades e órgãos oficiais (Polícia Civil/Polícia Militar/Corpo de Bombeiros).