Mais de 200 alunos do Cefac homenageiam mães em evento cultural

Publicado em: 15/05/2023 09:28 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Mais de 200 alunos do Cefac homenageiam mães em evento cultural

Coral feminino infanto-juvenil foi uma das atrações da noite/Roberto Vicari/SMCT/PMI

Na noite desta quinta-feira (11), diante de um Cine Teatro lotado, mais de 200 alunos do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), homenagearam suas mães por meio de diferentes linguagens artísticas.

O evento “Mamãe, essa arte é pra você!”, organizado pela SMCT, contou com apresentações e participações dos alunos dos núcleos de Artes Visuais, Dança, Música, Artes Cênicas e Audiovisual do Cefac, além da participação especial de alguns professores.

A noite cultural foi prestigiada pelo prefeito José Maria Ferreira, pela primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, a secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, o diretor da SMCT e coordenador do Cefac, Marcos Romani, e os vereadores Augusto Semprebom e Dieguinho da Furgão.

Em suas falas, Eliana e Lourdes ressaltaram os desafios e prazeres da maternidade. “Entre erros e acertos, aprendemos, no dia a dia, o que é ser mãe. Mas a coragem e o entusiasmo que Deus nos concede, renova em nós, a cada dia, o amor e a coragem para seguirmos com a nossa missão”, comentou Lourdes. “Ser mãe é algo divino, maravilhoso! No afã de querer acertar na educação de nossos filhos, às vezes erramos, temos momentos de dor. Mas também vivenciamos muitos momentos de alegria. Mulheres guerreiras, mães maravilhosas, um feliz e abençoado todos os dias das mães”, desejou Eliana.

Na oportunidade, a secretária de Cultura homenageou postumamente uma mãe muito especial, ex-aluna de violão da SMCT, e frequentadora por muitos anos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde participava ativamente das atividades culturais, como as oficinas de canto coral e teatro. Ruth Tadei de Goody faleceu no dia 19 de abril, aos 78 anos.

Além de parabenizar as mães, o prefeito José Maria destacou o bom momento vivido pela cultura em Ibiporã. “Mais de três mil pessoas, de crianças a idosos, estão envolvidas com a cultura no município, entre profissionais, alunos dos cursos do Cefac e nas oficinas que ocorrem em espaços descentralizados. Nunca Ibiporã viu tanto investimento público no setor. Estão todos de parabéns por fazer a cultura cada vez mais viva, plural, inclusiva!”, enfatizou o prefeito.

“Mamãe, essa arte é pra você

A noite cultural ocorreu em todos os espaços do Cine Teatro Padre José Zanelli. Já na entrada, nos jardins, os convidados foram recepcionados ao som do acordeon, tocado pelo professor João Salles e o vereador e aluno do Cefac, Pedro Luiz Chimentão. Alunos do curso de Fotografia registraram mães e filhos em cenários instagramáveis.

No saguão, experiências artísticas com a exposição de peças de alunos do curso de Cerâmica, coordenado pela professora Cida; confecção de cartões ao vivo para as mães pela professora Pillar Cremonezi, e oficina utilizando a técnica de carimbo, com a professora Victória Manoel.

Já no palco, ocorreram as primeiras apresentações em público dos corais infanto-juvenil feminino e adulto do Cefac, sob a regência do professor Domingos Santos. Em seguida, foi a vez do coral “Doce Idade”, formado por frequentadores do CCI, abrilhantar o evento. Sob a regência do professor Jonas Aguiar, o grupo animou a plateia cantando “Telefone Mudo” e “Saudade da Minha Terra”.

No segundo ato, quem homenageou as mães foram quase 100 alunos do curso livre de teatro. Eles apresentaram a esquete “Feliz Dia, Mamãe”, dirigida pela professora Maria Virginia dos Santos, com o auxílio das professoras Jéssica Coutinho e Joice Rocha.

Em seguida, alunas da Escola de Ballet dançaram quatro coreografias, em apresentações solo, dupla e em grupo. As bailarinas foram ensaiadas pelos professores Eduardo Ávila e Maria Eduarda Leal, sob a coordenação da professora Stephany Rodrigues.

Os momentos finais do evento contaram com a participação da cantora e servidora da SMCT Nega Neia, cantando “Fascinação” e “Como é grande o meu amor por você”, acompanhada no acordeon por João Salles. Para finalizar, uma homenagem às mães que são servidoras da SMCT, com a exibição de um vídeo com depoimentos dos filhos delas.

Confira na galeria de fotos alguns registros.

Acompanhe as postagens sobre o evento em nossas redes sociais: https://www.facebook.com/culturaibipora e @culturaeturismoibipora.