“Hora do Conto”: “A Bela e a Fera” contada por meio do kamishibai

Publicado em: 27/04/2023 11:30 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

“Hora do Conto”: “A Bela e a Fera” contada por meio do kamishibai

“Hora do Conto” com a participação dos alunos da Escola Prof.Carlos Augusto/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Além de espaço de leitura e estudos, a Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã tem sido palco de diferentes manifestações culturais. Nesta quarta-feira (26), por exemplo, aconteceram mais duas sessões da “Hora do Conto”. No papel de Bela, a coordenadora do espaço, Priscila Zanchin, contou o clássico “A Bela e a Fera” para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Carlos Augusto Guimarães por meio da antiga técnica japonesa kamishibai (“teatro de papel”).

Feito em uma caixa de madeira chamada butai, quando aberta se transforma em um teatro em miniatura, onde o kamishibaya, contador de histórias Kamishibai, coloca cartões de papel com desenhos enquanto narra uma história ao público. Após a contação, as crianças participaram de uma oficina de colagem, onde confeccionaram uma rosa com bolinhas de papel.

O objetivo da “Hora do Conto” é incentivar o hábito da leitura desde a mais tenra idade, de uma forma lúdica. As oficinas geralmente são feitas com material reciclado, colagem e recortes. Essas atividades incentivam as habilidades da criança, coordenação motora, criatividade, disciplina e muitos outros benefícios que o mundo literário oferece.

Grupos escolares que tenham interesse em participar da “Hora do Conto” devem agendar horário pelo telefone: 31780202.

Sala de Leitura Infantil

A Biblioteca Pública Municipal de Ibiporã possui uma sala infantil para leitura e contação de histórias (somente para grupos escolares, mediante agendamento prévio). O acervo contabiliza mais de 3600 livros de literatura infantil e infantojuvenil, além de mais de 700 gibis. Dentre as coleções disponíveis estão: Fábulas, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Diário de um Banana, Grandes Invenções, Contos Clássicos, As mais Belas Histórias da Bíblia, Coleção Veredas, Vaga lume, Gibis Disney, Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem.

Biblioteca Pública Municipal: (Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio - Centro, ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI).

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17h.

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência