Museu do Café completa 11 anos nesta quinta-feira (27)

 

Publicado em: 27/04/2023 09:48 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/ SMCT/PMI

Whatsapp

 

Museu do Café completa 11 anos nesta quinta-feira (27)

Museu funciona no prédio da antiga estação ferroviária de Ibiporã, inaugurada em 1936,

Quem está completando 11 anos de existência nesta quinta-feira é o Museu do Café, espaço inaugurado no dia 27 de abril de 2012. O museu funciona no prédio da antiga estação ferroviária de Ibiporã, inaugurada em 1936, que foi o marco de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram para o município. O prédio, tombado pela Coordenadoria do Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, em 2001, foi restaurado por meio de um projeto do governo municipal de Ibiporã, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o objetivo de resgatar a memória e reverenciar a identidade local.

O Museu do Café tem por finalidades recuperar, preservar e divulgar a história de Ibiporã, com base na história cafeeira, que foi o grande impulso para o desenvolvimento da cidade. O espaço foi montado com a colaboração de pioneiros que fizeram a doação ou empréstimo de materiais, ferramentas e fotografias para a exposição permanente "Café: Nossa História", que conta com fotografias que retratam famílias pioneiras, grandes propriedades de café do município e a maneira do cultivo do café, desde o plantio até o transporte das sacas. A galeria conta ainda com objetos do cotidiano dos cafeicultores, como rastelos, torradores, moedores, peneiras, utensílios domésticos, entre outros. Outra exposição permanente do local é a "Estação Ferroviária de Ibiporã" - que retrata em painéis fotográficos todas as fases importantes da estação, de 1936 aos dias atuais.

AULAS DE MÚSICA NO MUSEU DO CAFÉ

O Museu do Café faz parte do Complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã, que abriga também as casas histórias dos ferroviários que trabalhavam na estação. A partir deste ano, estes espaços passaram a receber as aulas do projeto “Música e Desenvolvimento”, do Centro de Formação em Artes e Cultura (Cefac), da SMCT, que oferece ensino gratuito de instrumentos musicais e canto à população. Também integram o Complexo o “Auditório Pioneiros” e a sede da Secretaria Municipal de Educação.

VISITAS

Os visitantes assistem à exibição de DVDs do projeto Contos e Causos, uma série de documentários produzidos pela equipe da SME nos quais os pioneiros entrevistados contam histórias da cidade, desde a sua chegada à região.

A visitação ao museu é gratuita e visitas guiadas (com mais de cinco pessoas) devem ser agendadas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Venha nos visitar!  Os museus guardam a memória e identidade de um povo!