23 de Abril – Dia Mundial do Livro

Publicado em: 20/04/2023 10:38 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/SMCT/PMI

23 de Abril – Dia Mundial do Livro

Data é celebrada em mais de 100 países/Caroline Vicentini/SMCT/PMI

Celebrado em mais de 100 países no dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Esta data foi uma escolha natural para a XXVIII Conferência Geral da Unesco, realizada em Paris em 1995.

O Dia Mundial do Livro tem origem numa coincidência histórica, pois nesta data  - 23 de abril de 1616 – morreram três nomes da literatura mundial: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de la Veja.

No Brasil, o dia 29 de outubro também foi escolhido para se homenagear o livro, denominado "Dia Nacional do Livro", data de fundação da Biblioteca Nacional, com origem na transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

A Biblioteca Pública Municipal possui vários títulos de Shakespeare, tais como “Romeu e Julieta”, “A Megera Domada” e o “O Rei Lear”. Já de Miguel de Cervantes, há algumas versões de “O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, (inclusive uma para crianças). É considerado um dos melhores romances já escritos.

Cadastro e empréstimo

O cadastro e empréstimo de livros são gratuitos. É necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado do adulto responsável.

Levar os seguintes documentos:

- Documento pessoal com foto; (imprescindível o CPF)

- Comprovante de residência

A Biblioteca Pública Municipal, que este ano completa 50 anos de existência, funciona na Rua 1º de Maio, 200, esquina com Rua José Bonifácio (ao lado da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI).